Negócio arriscado: dispositivos para um circuito da ironia na arte contemporânea brasileira 1
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1013.159-172Keywords:
ironia, pólvora, arte contemporânea, brasilAbstract
O artigo elabora aproximações entre uma produção artística brasileira que utiliza a ideia de fogo e ironia para discutir situações como política, ética, participação do espectador, intenção do artista e mercado. Destacamos o lugar da ironia na contemporaneidade e a operação fronteiriça com a linguagem e a ficção.Downloads
References
Barbosa, F. Depoimento concedido ao autor. Rio de Janeiro, 19 de abril de 2006.
Brett, G. (2006). Brasil experimental: arte/vida, proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005.
Bueno, G. Progressões geométricas ou construtivismo low profile. In: Barbosa, F. (2006). Felipe Barbosa. Rio
de Janeiro: Galeria Arte em Dobro.
Cocchiarale, F.; Geiger, A. B. (1987). Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos 50.
Rio de Janeiro: Funarte.
Eco, U. (1976). Obra aberta. São Paulo: Perspectiva.
Meireles, C. Depoimento concedido ao autor. Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2005.
_______. Depoimento concedido ao autor. Rio de Janeiro, 03 de abril de 2006.
_______. Depoimento concedido ao autor. Rio de Janeiro, 18 de junho de 2007.
Obrist, H. U. O. (2006). Arte agora em 5 entrevistas: Matthew Barney, Maurizio Cattelan, Olafur Eliasson, Cildo
Meireles, Rirkrit Tiravanija. São Paulo: Alameda.
Tunga. Depoimento concedido ao autor. Rio de Janeiro, 25 de maio de 2006
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).