Apropriação e devaneio a partir de Objetos Sólidos, de Virginia Woolf
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.47-56Keywords:
apropriação, devaneio, objetosAbstract
O objetivo deste artigo é aproveitar o enredo do conto Objetos Sólidos, de Virginia Woolf, para discutir a relação entre apropriação de objetos, como procedimento artístico, e a imaginação envolvida neste processo. Através de uma discussão sobre o personagem John, percebe-se como o seu interesse por fragmentos/objetos o leva a uma experiência estética, que pode ser lida como um devaneio.Downloads
References
BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006
BARTHES, Roland. Semântica do Objeto, in: A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BROWN, Bill. The Secret Life of Things (Virginia Woolf and the Matter of Modernism). Modernism/Modernity. Vol 6, nº 2, 1999.
COSTA, Alexandre Rodrigues da. A Beleza da Indiferença – reflexões sobre a literatura e as artes plásticas a partir de um conto de
Virginia Woolf, in: Aletria. Belo Horizonte: Vol. 14, P. 176-185, jul-dez 2006.
DOHMANN, Marcus. O Objeto e a Experiência Material, in: Arte e Ensaios. Rio de Janeiro, Vol. 20, jul. 2010
FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007
LOUVEL, Liliane. Telling “by” Pictures: Virginia Woolf’s Shorter Fiction. Journal of the Short Story in English. Vol. 50, Spring 2008.
MOLES, Abraham. Teoria dos Objetos. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1981.
_________. O Kitsch – A arte da Felicidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
WOOLF, Virginia. Contos Completos. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).