As tramas perceptivas do Zooprismas de Arthur Omar

Authors

  • Mariana Rodrigues Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.73-86

Keywords:

Arthur Omar, percepção, videoarte

Abstract

Este ensaio procura mostrar os procedimentos temporais que deram ensejo à disposição espacial dos trabalhos que compõem a exposição-obra Zooprismas do artista Arthur Omar. Procedimentos por meio dos quais nos é dado a ver e experimentar a gênese demiúrgica do processo perceptivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mariana Rodrigues Pimentel

Mariana Rodrigues Pimentel é professora de Estética e Teoria da Arte no Instituto de Artes da UERJ e professora de Fundamentos das Artes Audiovisuais em Produção Cultural UFF/PURO. Autora da tese Fabulação: a memória do futuro, publica ensaios sobre estética, cinema e artes visuais.E-mail: rpimentel.mariana@gmail.com

References

BERGSON, H. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DELEUZE, G. Cinema 1 - A Imagem-Movimento. Tradução Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.

_______. Cinema 2- A Imagem-Tempo. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, G e GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1997.

OSÓRIO, L.C. Sem a assepsia de museus e galerias. In: Segundo Caderno. Rio de Janeiro: O Globo, 14/11/2006.

Published

2011-12-31

How to Cite

Pimentel, M. R. (2011). As tramas perceptivas do Zooprismas de Arthur Omar. REVISTA POIÉSIS, 12(18), 73-86. https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.73-86