Buscando Contornos
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1218.87-101Keywords:
forma, linguagem, apropriaçõesAbstract
Considerando as aproximações entre texto, imagem, palavra e ação, o presente ensaio busca investigar a linguagem em arte a partir da definição de vários autores sobre criação, tradução e crítica, buscando superar a oposição entre formalismo e antiformalismo, tratando-a como falsa questão. Desse modo, apresenta-se como possibilidade de ser o texto, ele próprio, um objeto que acumula valores plásticos e poéticos, ao mesmo tempo.Downloads
References
BASBAUM, Ricardo. Além da Pureza Visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. A Tarefa do Tradutor. In: Cadernos do MestradoLiteratura. Ed. UERJ, Rio de Janeiro, 1994, 2a. ed. rev. e aum.
Traduzido por um grupo de alunos de pós-graduação em Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UERJ, e revisto por Johannes
Kretschmer.
BOIS, Yve-Alain. A Questão do Pseudomorfismo: Um Desafio para a Abordagem Formalista. RIBEIRO, Marília Andrés e RIBEIRO,
Maria Izabel Branco. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte, MG: Editora C/Arte, 2007.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
CAGE, John. De Segunda a um ano. Tradução de Augusto de Campos. São Paulo: Hucitec, 1985.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI; CAMPOS, Haroldo de. Mallarmé. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1974.
______. O Anticrítico. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
CAMPOS, Haroldo. Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. 4.ed, São Paulo: Perspectiva, 1992.
CAMPOS, Haroldo. Ideograma: Lógica, Poesia, Linguagem. São Paulo: Edusp, 2000.
COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (orgs.). Escritos de artistas anos 60-70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
CHRISTIN, Anne-Marie. Poétique du blanc. Leuven-Paris: Peeters-Vrin, 2000.
DELEUZE, Gilles (palestra). O ato de criação. Tradução de José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, 27 maio 1999.
ELBEIN SANTOS, Juana dos. Os nagô e a morte. Petrópolis: Vozes, 1976.
FERVENZA, Hélio. Considerações de arte que não se parece com arte. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, nº 8, vol. 1, julho 2005.
FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. In: MOTTA, Manoel Barros (org). Michel Foucault Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. (Ditos & Escritos. v. III).
HEIDEGGER, M. O que é Metafísica? Conferências e escritos filosóficos. Tradução, introdução e notas de Ernildo Stein. São Paulo:
Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).
KRAUSS, Rosalind E. A Escultura no Campo Ampliado. Revista Gávea, Rio de Janeiro, n. 1, 1984, pp. 87-93.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e Anseios Crípticos. Curitiba: Pólo Editorial , 1997.
LUZ, Rogério. A imagem da Arte como Tecnologia da Escrita. Rio de Janeiro, 2008 (inédito).
MICELI, Sérgio (org.). A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
NAVES, Rodrigo. O Vento e o Moinho. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo Herege. Lisboa: Assirio e Alvin, 1982.
PÉLBART, Peter Paul. O Tempo Não-Reconciliado: Imagens de tempo em Deleuze. São Paulo: Perspectiva, 1998.
RANCIÈRE, Jacques. Deleuze e a literatura. Revista Matraga, nº 12, 2º sem., 1999. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/matraga/
indices-antigas.html#m12. Acesso em: 20 maio 2011.
SÁ, Rubens Pileggi. Jardelina da Silva. Folha de Londrina, Londrina, Paraná, Folha 2: capa, p. 3.
TOMKINS, Calvin. Marcel Duchamp. São Paulo: CosacNaify, 2004.
TOM ZÉ. Com Defeito de Fabricação. São Paulo: Luaka Bop/WEA, 1998. (CD, 35 min).
WATTS, Allan. O Espírito do Zen. São Paulo: Cultrix, 1992.
WILHELM, Richard (tradução, introdução e comentários). I-CHING, O livro das Mutações. São Paulo: Pensamento, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).