O labirinto da escuta
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.157-178Keywords:
Liverbeatlespool, Cildo Meireles, imagens, som, repetiçãoAbstract
Esta pesquisa investiga a obra Liverbeatlespool (2004) do artista Cildo Meireles, buscando compreender a relação entre som e imagens a partir do artista e teórico Rodolfo Caesar. A percepção da obra de arte e de suas sonoridades se apresenta como preponderante para esta pesquisa. Para tanto, recorremos a algumas formulações do filósofo Maurice Merleau-Ponty em sua coletânea Conversas e em seu livro A Prosa do Mundo. A partir da instalação da obra em loop, investigamos a repetição com o suporte das ideias do filósofo brasileiro Hilan Bensusan e de algumas questões propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por fim, cabe observar que a própria escrita desta pesquisa guarda, em alguma medida, movimentos de repetição, buscando aprofundar, em cada linha, a escuta das imagens de Liverbeatlespool.
Downloads
References
BENSUSAN, Hilan. Being Up for Grabs: On Speculative Anarcheology. Londres: Open Humanities Press, 2016.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Walter Benjamin: magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas (vol. 1). São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CAESAR, Rodolfo. O som como é: imagem; água e ar, seus suportes. In Pelas Vias da dúvida: 2o Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Acerca do ritornelo. In Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (vol. 4). São Paulo: Editora 34, 2007.
HALLEY, Peter. [1985] After Art. In Peter Halley collected essas 1981-1987. Zurique: Bruno Bischofberger, 1988. (tradução publicada na revista Poiésis, Niterói, v. 18, n. 30, p. 109-116, 2017) MEIRELES, Cildo. Memórias. Entrevistador: Felipe Scovino [2007]. In: SCOVINO, Felipe (Org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009, p. 234-291.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas: 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES. Cildo Meireles. (catálogo de exposição). Porto, Portugal; São Paulo: Fundação de Serralves; Cosac Naify, 2013.
OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
PIRELLI HANGAR BICOCCA. Cildo Meireles: Installations. (catálogo da exposição itinerante realizada na Pirelli Hangar Bicocca, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e Museu de Arte Contemporânea de Serralves). Milão, Madri e Porto: Mousse Publishing, 2014.
RIVERA, Tania. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013. GUIMARÃES ROSA, João. O espelho. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p. 113-120.
VOEGELIN, Salomé. Listening. In Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. Nova York: The Continuum International Publishing Group, 2010, p. 3-40.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).