Elogio ao improviso

Authors

  • Yan Braz Universidade Federal Fluminense, Niterói

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.107-120

Keywords:

improviso, processo, criatividade

Abstract

Este artigo surge da vontade de improvisar e dar relevo ao encadeamento
de sentidos admitidos pelos conceitos de improviso e criatividade em diferentes contextos de uso, priorizando suas intersecções com as artes visuais. Improviso e criatividade, dois conceitos geralmente associados um ao outro, são, assim, pontos de partida para uma reflexão sobre o próprio fazer artístico e suas implicações no mundo contemporâneo. Em certo aspecto, este é um texto em andamento – o que não quer dizer incompleto –, uma vez que o improviso, através do desvio, gera outros caminhos possíveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Yan Braz, Universidade Federal Fluminense, Niterói

Yan Braz de Souza Lima é mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense,
Niterói.

References

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2013.

BAILEY, Derek. Improvisation: Its Nature and Practice in Music. Cambridge: Da Capo Press, 1993.

BASBAUM, Ricardo. Artes/vidas. Poiésis, Niterói, v. 18, n. 29, p. 235-246, 2017. Disponível em http://periodicos.uff.br/poiesis/ article/view/1981. Acesso em 14/08/18.

BASBAUM, Ricardo; COIMBRA, Eduardo. Tornando visível a arte contemporânea. In Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Azougue, 2013, p. 25-30.

BISHOP, Claire. Entrevista concedida a Dušan Barok. Praga, 29 de julho de 2009. Disponível em http://www.academia.edu/771895/On_participatory_art_Interview_with_Claire_Bishop. Acesso em 14/08/18.

BONISSON, Marcos. Taxonomia como procedimento. Poiésis, Niterói, v. 15, n. 23, 2014, p. 87-104.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

DELIGNY, Fernand. A arte, as bordas... e o fora. In O Aracniano e outros textos. São Paulo: N-1 edições, p.147-150, 2018.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

FUNARTE. Acesso à informação: despesas. Disponível em http://www.funarte.gov.br/

acessoainformacao/despesas/. Acesso em 14/08/18.

GOGAN, Jessica; MORAIS, Frederico. Domingos da criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto MESA, 2017.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

McSHINE, Kinaston (Org.). Information. Nova York: MoMA, 1970. Disponível em https://monoskop.org/Information_(1970_exhibition). Acesso em 14/08/18.

OXFAM. Richest. 1 Percent Bagged 82 Percent of Wealth Created Last Year – Poorest Half of Humanity Got Nothing. OXFAM International, 2018. Disponível em https://www.oxfam.org/en/pressroom/ pressreleases/2018-01-22/richest-1-percent-bagged-82-percent-

wealth-created-last-year. Acesso em 14/08/18.

SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2012.

TUNGA. Entrevista concedida a Antônio Ricardo para o programa Woohoo. Rio de Janeiro. Disponível em https://youtu.be/haH91xAe1Yw. Acesso em 14/08/2018.

Published

2019-01-19

How to Cite

Braz, Y. (2019). Elogio ao improviso. REVISTA POIÉSIS, 19(32), 107-120. https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.107-120