Fotografias do impossível – O limiar nas fotografias de Hans Breder e de Walter Tochtrop
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.375-394Keywords:
limiar, fotografia, Tochtrop, BrederAbstract
Neste artigo, propõe-se o aprofundamento teórico do conceito de limiar a partir da análise das obras de Hans Breder e do fotógrafo brasileiro Walter Tochtrop. Primeiramente, a ideia de dissolução e deformação são analisadas a partir do pensamento de Gaston Bachelard e de suas reflexões a respeito dos arquétipos da água e do ar. Posteriormente, discute-se a presença do espelho enquanto elemento artístico, evocando a ideia de heterotopia desenvolvida por Michel Foucault. A partir disso, propõe-se o caráter reflexivo, crítico e criativo das zonas liminares, compreendo-as como um possível espaço de transformação e engendramento de novas realidades.Downloads
References
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Tra-dução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização: Willi Bolle; Olgária Matos. Trad. Irene Aron; Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
COHEN, Ethan. Hans Breder. Disponível em https://www.ecfa.com/hans-breder. Acesso em 28 dez. 2018.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GAGNEBIN, Jeane-Marie. Entre a vida e a morte. In OTTE, Goerg; SEDMAYER, Sabrina; CORNESEN, Elcio (Org.). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Ed-itora UFMG, 2010.
GOMES, Marcelo. Gaston Bachelard: e a metapoética dos quatro elementos. Revista Estética, São Paulo, n. 11, ago-dez, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).