Da cidade lúdica aos Domingos da Criação: a constelação Frederico Morais
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.413-434Keywords:
Frederico Morais, Crelazer, situacionismo, arte contemporâ-neaAbstract
O presente artigo analisa a trajetória do crítico Frederico Morais à luz de seu envolvimento com questões artísticas, sociais e políticas do período que culmina com a realização dos Domingos da Criação no MAM-RJ em 1971. Pretendemos demonstrar sua afinidade com questões que lhe eram contemporâneas na abordagem da participação do público na constituição da obra de arte e em sua transformação por parte de artistas e curadores em uma experiência aberta. Do mesmo modo, sua atuação abre o museu para o Aterro, concretizando o projeto de Affonso Eduardo Reidy. Entre as proposições de Hélio Oiticica, a ideia de Crelazer é um ponto fundamental para compreendermos a trajetória de Morais.
Downloads
References
BRAGA, Paula. Hélio Oiticica: singularidade, multiplicidade. São Paulo: Perspectiva / Fapesp, 2013.
FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, 1992.
GOGAN, Jessica (Org.); MORAIS, Frederico. Domingos da Criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação. Rio de Janeiro: Instituto MESA, 2017.
JAMESON, Fredric. The Aesthetics of Singularity. New Left Review, 92, pp. 101-132, mar./abr. 2015.
MORAIS, Frederico. Artes plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
MORAIS, Frederico. Do corpo à terra. In FERREIRA, Glória (Org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006. pp. 195-200.
MORAIS, Frederico. A arte não pertence a ninguém [entrevista]. Revista UFMG, Belo Hori-zonte, v. 20, n.1, pp. 336-351, jan./jun. 2013.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
OITICICA, Hélio. Experimentar o experimental. Publicado originalmente na Revista Navi-louca, 1974. Disponível em http://54.232.114.233/extranet/enciclopedia/ho/index.cfm? fuseaction=documentos&cod=362&tipo=2. Acesso em abril de 2019.
ROCHA, Paulo Mendes da. A cidade enquanto liberdade [entrevista]. GFAU. Corredor das Humanas: a poesia que poderia ter sido e que não foi. São Paulo: GFAU, 2009. pp. 20-27
SADLER, Simon. The Situationist City. Cambridge: MIT Press. 1998.
SOMMER, Michelle Farias. Contraexposição, um estado expositivo contemporâneo. Anais do 26o Encontro da ANPAP. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017, pp. 1936-1950.
WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: diálogos cruzados entre arte e arquitetura. Tese de doutorado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).