Reflexões contrapedagógicas: desaprender e incendiar não são coisas que se pode separar
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.41-54Keywords:
pedagogias do poder, pedagogias libertadoras, contrapedago-gias, episteme própriaAbstract
O presente artigo apresenta-se como um conjunto de notas e reflexões sobre as tensões e fricções que envolvem o termo pedagogia, seus usos e sentidos, desde diferentes perspectivas – pedagogias do poder, pedagogias libertadoras – e, principalmente, deslocamentos – contrapedagogias – a partir de uma série de manifestações, performances, ações públicas, pronunciamentos e projetos artísticos levados a cabo, sobretudo, na última década, por artistas, coletivxs, grupxs e diferentes agentes.Downloads
References
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires, Tinta Limón, 2018.
EVARISTO, Conceição. A gente combinamos de não morrer. In Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FRANCO, Marielle. UPP - a redução da favela em três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. São Paulo: n-1 edições, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1985.
MOMBAÇA, Jota. Bio-lencia descolonial, matar la academia. Entrevista com Jota Mombaça. Disponível em https://anarcopunk.org/v1/2017/07/bio-lencia-descolonial-matar-la-academia-entrevista-a-jota-mombaca/.
ORTIZ, Daniela. El ABC de la Europa racista. Cidade do México: Pensare Cartonera, 2017. Disponível em https://pensarecartoneras.wordpress.com/2018/02/27/abc-de-la-europa-racista-daniela-ortiz-pdf/.
SEGATO, Rita. Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).