A virada da arte pública e a formação do artista contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.237-256Keywords:
arte contemporânea, arte pública, formação do artistaAbstract
A arte contemporânea não tem se esquivado em eleger e utilizar os espaços públicos para sua inscrição no mundo mundano e para com ele estabelecer processos de diálogos e de interação que transformam radicalmente a natureza da arte. Neste processo, a arte contemporânea avança em territórios anteriormente reservados e consagrados para a arte pública, em um fenômeno que carreia uma série de implicações e de questões, entre as quais pretendemos enfrentar neste artigo aquela que trata da educação do artista, em um processo de formação que o habilite enfrentar essa nova realidade da arte.
Downloads
References
BACA, Judith F. Whose Monument Where? Public Art in a Many-Cultured Society. In LACY, Suzanne (Ed.). Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle, Wash.: Bay Press, 1995, pp. 131-138.
BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. Trad. De Ernesto Sampaio. 1. ed. Lisboa: Vega / Universidade, 1993 [1974].
FOSTER, Hal. The Return of the Real. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1996.
HEARTNEY, Eleanor. The Dematerialization of Public Art. In Critical Condition: American Culture at the Crossroads. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, pp. 206-218.
JACOB, Mary Jane. An Unfashionable Audience. In LACY, Suzanne (Ed.). Mapping the Ter-rain – New Genre Public Art. Seattle, Wash.: Bay Press, 1996, pp. 50-59.
KINCELER, José Luiz. As noções de descontinuidade, empoderamento e encantamento no processo criativo de “Vinho Saber – arte relacional em sua forma complexa”. Anais do 17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Florianó-polis, 2008, p. 1789-1800. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/162.pdf
LACY, Suzanne (Ed.). Mapping the Terrain – New Genre Public Art. Seattle, Wash.: Bay Press, 1996.
MITCHELL, W. J. T. The Violence of Public Art: "Do the Right Thing". Critical Inquiry, v. 16, n. 4, pp. 880-899, verão 1990.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. O lugar da arte e o desprestígio do objeto artístico. In CIRILLO, José; GRANDO, Angela (Org.). Mediações e enfrentamentos das artes. São Paulo: Inter-meios, 2015, pp. 105-116.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Vanguardas, neovanguardas, geovanguardas: os desafios metodológicos da história da arte diante das novas práticas de arte na esfera pública. Anais do V Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes / XIII Jornadas CAIA. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Arte - CAIA, 2009. v. 1. pp. 67-77.
SENIE, Harriet F. Responsible Criticism: Evaluating Public Art. Sculpture, v. 22, n. 10, dez. 2003, pp. 44-49.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).