Afetos e Liberdade Muscular
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.38674Keywords:
afetos, liberdade muscular, Técnica de AlexanderAbstract
Este artigo discorre sobre processos de formação de ator fazendo um diálogo entre a encarnação do afeto-paixão spinozista, com o que Matthias Alexander denominava hábito e com o bloqueio psicofísico de que fala Grotowski. Traz a Técnica de Alexander como uma ferramenta para o autoconhecimento e para a liberdade muscular que é um dos elementos do Método de Stanislavski. Concluímos com um relato pessoal de mudança perceptiva na influência do olhar sobre a emissão vocal e atuação.Downloads
References
ALEXANDER, Frederick Matthias. A Suprema Herança do Homem; orientação e controle conscientes em relação à evolução humana. São Paulo: Pólen, 2014.
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.
BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. Brasília: Editora Dulcina, 2009.
D’AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o Método de Análise Ativa: a criação do diretor e do ator. São Paulo: Perspectiva, 2018.
FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski-1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro; Edições SESC-SP; Perspectiva, 2010.
GELB, Michael. O aprendizado do corpo: introdução à técnica de Alexander. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GROTOWSKI, Jerzy. Resposta a Stanislavski. Tradução de Ricardo Gomes. Revista Folhetim, Rio de Janeiro, n. 9, jan.-abr. 2001.
LIMA, Tatiana Motta. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva, 2012
RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ROCHA, André Menezes. Ciência intuitiva e transindividualidade. Revista Conatus, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 27-34, jul. 2009.
SILVA, Adriano Pereira da. Conhecimento e afetividade em Espinosa: da reforma da inteligência à potência do conhecimento como afeto. Dissertação de Doutorado, UNESP, 2012.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SCHOEGER, Kelley. The anatomy of expression. Explorations on the intersection of acting and the Alexander technique. Dissertação de Mestrado, Virginia Commonwealth University, 2012. Disponível emhttps://scholarscompass.vcu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3872&context=etd. Acesso em 4/9/2019.
SCHRAMM, Rosa. A pequena dança e a Técnica Alexander: um estudo do equilíbro com a caminhada para trás. Revista Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 127-149, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).