Alex Flemming: corpo, conflito e utopia em Bodybuilders

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.40408

Keywords:

Alex Flemming, corpo, Bodybuilders, conflito, utopia

Abstract

Entre os temas mais presentes no repertório de Alex Flemming, surge o corpo e as questões que o envolvem. A série Bodybuilders, produzida a partir de 1997, situa a temática apresentada em um contexto muito próprio do final do século XX: globalização, novas tecnologias e pós-colonialismo. Como esses temas são articulados nesta série de obras? Qual o corpo que nela se apresenta e de que maneira a série se envolve na própria trajetória pessoal do artista? Por meio da análise de um determinado conjunto desses trabalhos, o artigo perquire os diversos corpos que se estendem plasticamente nas telas, situando-os junto às questões sociopolíticas do final do século XX e início do século XXI. Para isso, além de textos de críticos de arte que versam sobre o artista, as reflexões serão pautadas por Michel Foucault e Homi K. Bhabha.

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Author Biography

Lucas Procópio de Oliveira Tolotti, USP - Universidade de São Paulo

Tem experiência na área de Comunicação, Teoria e Crítica de Arte. Bacharel em Comunicação - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Mestre em Estética e História da Arte pelo Programa Interunidades em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo. Doutorando em Estética e História da Arte no mesmo programa.

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Published

2020-07-01

How to Cite

Tolotti, L. P. de O. (2020). Alex Flemming: corpo, conflito e utopia em Bodybuilders. REVISTA POIÉSIS, 21(36), 285-306. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.40408