Um cubo mofado
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41039Keywords:
fungo, arte contemporânea, carne, humanoAbstract
A partir da investigação de trabalhos de arte contemporânea que incorporam fungos como matéria de sua composição, o texto discute o apodrecimento dos nossos corpos na epistemologia ocidental. Considerando o imaginário das pinturas de natureza-morta e do cubo branco modernista, alguns artistas apontam ironicamente para a tradição da decadência da carne em prol da ascensão de uma condição de humanidade. A colaboração e incorporação da presença dos fungos é ameaça para a chave dicotômica que opõe natureza e cultura, humano e animal. Artistas que dão espaço para a interação com esses seres e que pensam socialmente seus corpos indicam a possibilidade de existência do não humano.Downloads
References
ARTSPACE Editors. 1990: HANS Ulrich Obrist Explains Why Damien Hirst's "A Thousand Years" Stopped Francis Bacon in His Tracks. Artspace Magazine, Nova York, 25 mai. 2015. Disponível em https:// www.artspace.com/magazine/art_101/art-in-the-90s/1990-the-reasons-why-damien -hirsts-a-thousand-years-stopped-francis-bacon-in-his-tracks-55452. Acesso em 13/1/2020.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser crânio: lu-gar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.
HARAWAY, Donna J. Fragmentos: quanto como uma folha. (Entrevista com Donna Haraway concedida a Thyrza Nichols Goodeve). Mediações, Londrina, v. 20, n. 1, p. 48-68, jan./jun. 2015.
HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In TADEU, Tomaz. (Org.). Antropologia do ciborgue: as verti-gens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
HEALY, Charlotte. A Radical Disregard for the Preservation of Art: Robert Rauschen-berg’s Elemental Paintings. Interventions Journal, issue 1: Object Lesson, Texts, v. 4. Disponível em https://interventions journal.wordpress.com/2015/01/23/a-radical-disregard-for-the-preservation-of-art-robert-rauschenbergs-elemental-paintings/. Acesso em 19/1/2020.
JANDIR JR. Arquivo (publicado em 24/12/2012). Disponível em https://jan-dirjr.wordpress.com/2012/12/24/sem-titulo-2012-diptico-da-esquerda-para-a/. Acesso em 13/1/2020.
LIE, Daniel. Portfólio, 2019. Disponível em https://liedaniel.hotglue.me/. Acesso em 26/1/2020.
MARGULIS, Lynn; SCHWARTZ, Karlene V. Cinco reinos: um guia ilustrado dos filos da vida na Terra. São Paulo: Guanabara Koogan, 2001.
MOSZYNKA, Anna. Sculpture Now. Lon-dres: Thames & Hudson, 2013.
NATUREZA-MORTA (verbete) In ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cul-tural, 2020. Disponível em http://enciclo-pdia.itaucultural.org.br/termo360/natureza-morta. Acesso em 15/3/2020.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PIÑAR, Guadalupe; et al. Amid the Possi-ble Causes of a Very Famous Foxing: Mo-lecular and Microscopic Insight into Leo-nardo da Vinci's Self-Portrait. Environ-mental Microbiology Reports, v. 7, n. 6, p. 849-859, 2015. Disponível em https://sfamjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1758-2229.12313. Acesso em 13/3/2020.
SALVARO, Cleverson Luiz Portfólio [201-]. Disponível em https://salvaro.tumblr .com/. Acesso em 14/3/2020.
THE MUSEUM OF HUNTING AND NATURE. History of the Museum. Paris [19--]. Dis-ponível em https://www.chassenature .org/en/the-museum-of-hunting-and-nature/. Acesso em 26/1/2020.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspec-tivismo e multinaturalismo na América indígena. In: A inconstância da alma sel-vagem. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).