Um excesso de mundo: a internet está morta?

Autores

  • Hito Steyerl Artista independente, Alemanha
  • Beatriz Pimenta Velloso EBA/UFRJ
  • Amanda Pietroluongo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Gabriel da França Caetano Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52323

Palavras-chave:

Internet, cinema, produtivismo, circulacionismo, arte contemporânea

Resumo

Desconstruindo a expectativa de que a Internet seria um grande vetor de democratização do conhecimento, o texto revela de forma sarcástica a expansão de antigos monopólios midiáticos dentro das redes sociais. O crescimento de ideologias, o surgimento de fake news e os ataques intempestivos à opinião de usuários não seriam atitudes espontâneas, mas procedimentos planejados para assegurar o poder a poucos privilegiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hito Steyerl, Artista independente, Alemanha

Hito Steyerl é artista, cineasta e escritora. Participou como artista da Documenta 12 e da 32a Bienal de São Paulo.

Amanda Pietroluongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Amanda Pietroluongo é artista e graduanda do Curso de Artes Visuais-Escultura da EBA/UFRJ.

Gabriel da França Caetano, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Gabriel de França Caetano é artista e graduando do Curso de Artes Visuais-Escultura da EBA/UFRJ. 

Referências

Notas

Cf. Peter Weibel, “Medien als Maske: Videokratie,” in Von der Bürokratie zur Telekratie. Rumänien im Fernsehen, ed. Keiko Sei (Berlin: Merve, 1990), 124–149, 134

Cătălin Gheorghe, “The Juridical Rewriting of History,” in Trial/Proces, ed. Cătălin Gheorghe (Iaşi: Universitatea de Arte “George Enescu” Iaşi, 2012), 2–4.

Ceci Moss e Tim Steer

Steven Shaviro em “Post-Cinematic Affect On Grace Jones, Boarding Gate and Southland Tales,” Film-Philosophy 14.1 (2010): 1–102. Post-Cinematic Affect (London: Zero Books, 2010).

Greg Allen, “The Enterprise School,” Greg. org, Sept. 13, 2013.

Jalal Toufic, The Withdrawal of Tradition Past a Surpassing Catastrophe (2009).

“The Cloud, the State, and the Stack: Metahaven in Conversation with Benjamin Bratton.”

Oliver Laric, “Versions,” 2012.

Jorge Luis Borges, “On Exactitude in Science,” in Collected Fictions, trans. Andrew Hurley (New York: Penguin, 1999): 75–82. “Sobre o Rigor na Ciência”, in História Universal da Infâmia, trad. José Bento, Assírio e Alvim,1982, 117.

L. Arlas, “Verbal spat between Costa Rica, Nicaragua continues,” Tico Times, Sept. 20, 2013.

Jean Baudrillard, “Simulacra and Simulations,” in Jean Baudrillard: Selected Writings, ed. Mark Poster (Stanford: Stanford University Press, 1988): 166–184

Christina Kiaer, “‘Into Production!”: The Socialist Objects of Russian Constructivism,” Transversal (Sept. 2010).

Charles Arthur, “How low-paid workers at ‘click farms’ create appearance of online popularity,” The Guardian, Aug. 2, 2013

Harry Sanderson, “Human Resolution,” Mute, April 4, 2013.

“Spanish workers occupy a Duke’s estate and turn it into a farm,” Libcom.org, Aug. 24, 2012.

Thomas J. Michalak, “Mayor in Spain leads food raids for the people,” Workers.org, Aug. 25, 2012.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Steyerl, H. ., Pimenta Velloso, B., Pietroluongo, A., & Caetano, G. da F. (2022). Um excesso de mundo: a internet está morta?. REVISTA POIÉSIS, 23(40), 216-229. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52323