The Baobás of the end of the world: lyrical excerpts from a african religion ethnography on the south region of Rio Grande do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52950

Keywords:

poetry; painting; ethnographic encounter; African diaspora

Abstract

The present essay assembles poems written by Marília Kosby and paintings from José Darci, which compose the first edition of the book Os Baobás do fim do mundo. Resulting from the partnership between poet and painter, the book investigates poetic possibilities through the ethnographic encounter with terreiras communities in the region of Pelotas, located on the southern region of Rio Grande do Sul state. The poems and images picture guias and pathways of a force called axé, with an ability to root and to spread itself that constitute a shared knowledge, informed by the experience of the African diaspora.

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Author Biographies

Marília Kosby, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

A poeta Marília Kosby nasceu no ano de 1984 na cidade de Arroio Grande, extremíssimo sul do Brasil. Suas principais pesquisas e escritos percorrem esta região do planeta e suas emanações, abordando a presença negra e afrodescendente nos limiares austrais da América Latina, as relações entre humanos e animais na pecuária pampiana, e a condição de mulher nas sociedades pastoris do meridião
americano. Publicou os livros de poesia Os baobás do fim do mundo (2011) e Mugido [ou diários de uma doula] (2017), este finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2018. Doutora em Antropologia Social (UFRGS), com pós-doutorado em Filosofia (Université de Liège/Bélgica), publicou o ensaio “Nós cultuamos todas as doçuras”: as religiões de matriz africana e a tradição doceira de Pelotas, pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura/2016 e o Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Brasileiro/2015. Publica poemas em revistas literárias brasileiras e internacionais, participa de antologias. Tem poemas publicados em espanhol e inglês. Como compositora, foi premiada em festivais de música popular. Faz vídeos-poema e experimentações com poesia falada e música. Sua trajetória pode ser acompanhada no blog-portfólio https://aletraxucra.blogspot.com/ 

José Darci Barros Gonçalves, Artista independente, Brasil

O artista plástico José Darci Barros Gonçalves, também conhecido como Zé Darci, nasceu na cidade de
Arroio Grande/RS, em 1960. Desde 2000, José Darci participou de cerca de 70 exposições, entre individuais e coletivas, por todo o Estado do Rio Grande do Sul, tendo sido premiado pelos trabalhos “Fome Zero” e “Fome 2” nas edições de 2005 e 2006 do concurso Sesi Descobrindo Talentos. Ainda em 2005, participou do Salão de Arte Afro-Brasileira, em Porto Alegre/RS e, em 2006, expôs no Museu Farroupilha de Piratini/RS e participou do III Salão Sesi Artes Visuais Do Trabalhador, com exposições na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e no Museu da Fiergs (Porto Alegre/RS). Em 2009, participou do XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira, expondo no Museu Pablo Neruda – Isla Negra / Santiago – Chile e no Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte /MG. Em 2010, o trabalho “Brasil na África do Sul” participa do XV Circuito Internacional de Arte Brasileira, percorrendo mostras na Alemanha, República Tcheca e São Paulo. José Darci realizou exposições no Memorial do Rio Grande do Sul, durante o Fórum Social Mundial de 2016; na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2014 e 2015. Expôs em diversos eventos de cunho antirracista e de valorização do protagonismo negro no campo intelectual e artístico. Entre os anos de 2010 e 2012, trabalhou no projeto “Cultura, Terra e
Resistência: Matrizes por onde construir materiais didáticos para quilombos” (Faculdade de Educação/UFPel e MEC), escutando e pintando histórias contadas em comunidades quilombolas da região sul do Rio Grande do Sul. Desde 2009, integra o grupo de artistas Quilombos Urbanos.

References

LEIRIS, Michel. Espelho da tauromaquia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Published

2022-01-30

How to Cite

Kosby, M. ., & Gonçalves, J. D. B. . (2022). The Baobás of the end of the world: lyrical excerpts from a african religion ethnography on the south region of Rio Grande do Sul. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 94-101. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52950