Ficção e realidade na Arquitetura Radical Italiana
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.39-60Keywords:
utopia, ficção, Archizzom, Superstudio, pós-modernoAbstract
O seguinte ensaio propõe uma leitura dos projetos utópicos produzidos no final dos anos 1960 por dois grupos da chamada arquitetura radical italiana: Archizoom e Superstudio. A sua produção envolveu projetos que nunca quiseram sair do papel ou configurar visões de um futuro alarmante. O objetivo era, por um lado, provocar uma reflexão crítica sobre o fracasso dos ideais da arquitetura e do urbanismo moderno e, por outro, estabelecer uma relação irônica com uma sociedade demasiado confiante nas virtudes do consumo e da tecnologia. Seus projetos, muitas vezes considerados como fantasias tecnológicas ou meros exercícios gráficos, tiveram uma inesperada repercussão na crítica arquitetônica dos anos 1970. Nosso objetivo é decodificar as intenções presentes das produções utópicas de Archizoom e Super-studio assim como entender qual foi a sua repercussão, através de uma análise critica de dois projetos: No-Stop City (1968-1972) do grupo Archizoom e Monumento Continuo (1969- 1970) do grupo Superstudio.
Downloads
References
BRANZI, Andrea. La casa calda, esperienze del nuovo design italiano. Milão: Idea Books, 1999.
BRANZI, Andrea. Tecnologia sotto accusa. Rassegna, Milão, n. 38/39, p. 36-39, 1976.
BRANZI, Andrea. No-Stop City: Archizoom Assoaciati. França: HYX, 2006.
COOK, Peter. Archigram. Londres: Studio Vista Publishers, 1972.
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
JENCKS, Charles. The Story of Post-Modernism: Five Decades of the Ironic, Iconic and Critical in Architecture. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.
SCOTT, Felicity D. Involuntary prisoners of architecture. October, Cambridge, n. 106, p. 75-101, set.-dez. 2003.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa: Gradiva, 1989.
McLuhan, Marshall. The Medium is the Massage: An inventory of effects. Londres: Penguin Books, 1967.
NATALINI, Adolfo. Superstudio: the Middelburg lectures. Amsterdam: De Vleeshal and Zeeuws Museum, 2005.
PAPANEK, Victor. Arquitectura e design. Lisboa: Edições 70, 1995.
PUGLISI, Luigi Prestinenza. This is Tomorrow, avanguardie e architettura contemporanea. Torino: Testo &lmmagine, 1999.
RATTAZZI, Cristina. Militanza Tra Teoria e Prassi. Milão: FrancoAngeli, 1997.
ROUILLARD, Dominique. Archigram. In DETHIER, Jean (Org.) La Ville: art et architecture en Europe, 1870-1993. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 1994.
TAFURI, Manfredo. Storia dell’ Architettura Italiana. Torino: Einaudi, 1986.
VENTURI, Robert; BROWN, Denise Scott. Complexidade e Contradição em Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).