Linha, Realidade, Incerteza. Ensaio a partir da proposta de 32a Bienal de São Paulo

Autores/as

  • Tania Rivera

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.75-84

Palabras clave:

arte contemporânea, incerteza, realidade, real, linha

Resumen

Partindo do conceito de “Incerteza Viva” proposto pela aquipe curatorial da 32a Bienal de São Paulo, o ensaio discorre sobre a relação da arte com a Realidade e o Real tal como o concebe Jacques Lacan. Em companhia de trabalhos de Anna Maria Maiolino e Cildo Meireles, propõem-se reflexões sobre o risco e a linha (como fio, como reta e como ligação) em conexão com a transformação das incertezas e da fragilidade em gesto artístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DELEUZE, G. (2016/1975) “Dois regimes de loucos”. In Dois regimes de loucos. São Paulo: editora 34.

FREUD, S. (2016/1920) Além do Princípio de Prazer. Porto Alegre: L&PM.

FREUD, S. (2010/1929) O Mal Estar na Cultura. Porto Alegre: L&PM.

von KLEIST, H. (1993/1810) “Sobre o teatro de marionetes”. Revista USP, São Paulo, n. 17.

MERLEAU-PONTY, M. (1996). “Le Cinéma et la nouvelle psychologie”. In Sens et non-sens. Paris: Gallimard.

POLLOCK, G. (2012). “Ser, fazer, pensar: encontros na arte como vida”. In Anna Maria Maiolino. São Paulo: Cosac Naify.

RIVERA, T. (2008). Cinema, imagem e psicanálise. Rio de Janeiro: 2008.

VOLZ, J.; NGCOBO, G.; REBOUÇAS, J., LARSEN, L. e OLASCOAGA, S.(2016). Incerteza Viva. In http://www.32bienal.org.br/pt/

exhibition/h/ consultado em 11/10/2016.

##submission.downloads##

Cómo citar

Rivera, T. (2018). Linha, Realidade, Incerteza. Ensaio a partir da proposta de 32a Bienal de São Paulo. REVISTA POIÉSIS, 17(27), 75-84. https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.75-84