Metástase, uma Plástica Sonora Silenciosa, ou o Regime de escuta pleno

Autores/as

  • Marco Scarassatti

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.65-79

Palabras clave:

escultura sonora, dispositivo, escuta, Walter Smetak

Resumen

Este artigo é um estudo preliminar sobre uma categoria de instrumento
musical criado por Walter Smetak. As Formas Silenciosas de Plásticas Sonoras, que aqui serão chamadas de Plásticas Sonoras Silenciosas, correspondem ao último estágio do seu processo criativo. Metástase, uma das últimas criações de Walter Smetak será analizada como dispositivo e como representação de uma ideia de educação sensível vivenciada pelo próprio Smetak no percurso de seu trabalho. Esse último estágio ainda, compreende o alcance de um estado de consciência que darei o nome de regime de escuta pleno em que o estímulo visual se converte em som na percepção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGAMBEN, Giorgio, O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó-SC: Argos, 2009.

FERGUSON, Russel; KAHN, Douglas; KWON, Miwon; LICHT, Alan. Christian Marclay. Los Angeles: UCLA Hammer Museum, 2003.

JUNG, C. G. Estudos alquímicos. Petrópolis: Vozes, 2003.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1997.

MARSICANO, Alberto. A Música Clássica da Índia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.

SCARASSATTI, Marco A. F. Walter Smetak: o Alquimista dos Sons. São Paulo: Editora Perspectiva/Edições Sesc, 2008.

SMETAK, Walter. Simbologia dos instrumentos. Salvador: Omar G., 2001.

SMETAK, Walter. O retorno ao Futuro. Salvador: Associação dos amigos de Smetak, 1982.

SMETAK, Walter. Carta para Guilherme Vaz, 1980, manuscrito.

SMETAK, Walter. Projeto da sala música. Salvador, 1978, manuscrito.

SMETAK, Walter. Ante Projeto Projeção: O som da música não programado por meios naturais. Salvador, 1977, manuscrito.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio. Mana (online) 2(2), 1996, p.115-144.

##submission.downloads##

Cómo citar

Scarassatti, M. (2018). Metástase, uma Plástica Sonora Silenciosa, ou o Regime de escuta pleno. REVISTA POIÉSIS, 16(25), 65-79. https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.65-79

Número

Sección

DOSSIER