O instrumento como um outro
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1625.91-105Palabras clave:
instrumento musical, experimentação, meios tecnológicos, individuação, Gilbert SimondonResumen
Esse texto propõe um deslocamento da noção de instrumento musical
da ordem do objeto utilitário para a do indivíduo, não apenas dotado de uma voz, dadas as suas características físico-acústicas, mas também de uma fala, de uma potência discursiva. Para isso convoca o pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon que, já a partir da década de 50, trouxe uma nova perspectiva para a questão da individuação de entes não orgânicos, técnicos, tecnológicos, propondo uma ontologia do objeto técnico com sua tese Du modes de existence des Objets Techniques. O campo de experimentação para essas reflexões é um trecho do
documentário Nelson Freire, onde são investigados os modos de relação entre um piano de concerto e dois indivíduos humanos com quem interage.
Descargas
Citas
NIETZSCHE, Friedrich. ‘Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-moral’ In: Antologia de Textos Filosóficos. MARÇAL, J. (Org.)
Curitiba: Seed, 2009, Tradução:Torres Filho, R.
PIRSIG, Robert M.. Zen and the Arte of Motorcycle Maintenance. New York: Bantam, 1984.
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966.
SCHAFER, R. Murray. The Tuning of the World. New York: Random House, 1977.
SÈVE, Bernard. L’Instrument de musique: Une étude philosophique. Paris: Seuil, 2013.
SIMONDON, Gilbert. Du mode de existence des object techniques. Paris: Aubier, 1989.
SIMONDON, Gilbert. ‘On Techno-Aesthetics’ In Parrhesia nº 14, 2012, tradução Arne de Boever, (pg 1-8).
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).