Do amor fundamental: um possível diálogo entre Max Ernst e Carlos Drummond de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1115.73-85Palabras clave:
amor, representação iconográfica, representação literáriaResumen
Este artigo tematiza o sentimento de amor que experimentamos em nossos começos individuais, mediado por dois objetos culturais de domínios distintos. Tendo como corpora o quadro de Max Ernst, intitulado Virgem abençoada castigando o Menino Jesus diante de três testemunhas: André Breton, Paul Éluard e o artista (1926) e o poema Amar (1950), de Carlos Drummond de Andrade, a análise e interpretação que propomos privilegiarão os discursos semiótico e psicanalítico.
Descargas
Citas
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1966.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
AUGRAS, Monique. Todos os santos são bem-vindos. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
DA VINCI, Leonardo. Tratado da pintura. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura – v. 6: A figura humana. São Paulo: Ed. 34, 2004.
FREUD, Sigmund. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: ed. 34, 1993.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NÁSIO, Juan-David. O olhar em psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix, 1972.
PELLEGRINO, Hélio. Édipo e a paixão. In: CARDOSO, Sérgio et alii, Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Pequeno Thesouro de Piedade. Porto: Escola tipográfica do Asilo do Villar, 1923.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. A imagem: cognição, semiótica, mídia.São Paulo: Iluminuras, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultirx, 1975.
SIMÔNIDES de Ceos, apud HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura.. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
traces-du-sacre.centrepompidou.fr Acesso em 10/04/2010
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).