Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional.

Autores/as

  • Mirna Rubim

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.40-51

Palabras clave:

teatro musical, técnica vocal, belting

Resumen

O objetivo deste trabalho é abordar o teatro musical brasileiro contemporâneo através da discussão crítica do momento atual do Brasil, incluindo uma breve revisão histórica, ferramentas práticas de estudo e indicações bibliográficas, cursos no Brasil e Estados Unidos e orientações objetivas para as exigências do mercado crescente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mirna Rubim

Mirna Rubim está em cartaz em A Gaiola das Loucas (2010), fez Madre Superiora em A Noviça Rebelde (2008/9), é Doutora em Voice Performance pela Universidade de Michigan, professora de canto e pesquisadora na UNIRIO (www.mirnarubim.com.br).

Citas

ALEXANDER, Frederick M. The Use of the Self. London: Orion Books Ltda., 2001.

APPELMAN, Ralph. The Science of Vocal Pedagogy. Indiana: Indiana University Press, 1986.

BEHLAU, Mara. Voz: o livro do especialista. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

BROWN, Oren. L. Discover your voice: How to develop healthy habits. San Diego: Singular, 1996.

CARVALHO, Tânia. Charles Moeller e Claudio Botellho: Os Rei dos Musicais. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009.

ESTILL, Jo. http://www.trainmyvoice.com/

LOVETRI, Jeannette. http://www.thevoiceworkshop.com/lovetri.html

MACKSEN, Luiz. Em busca de um sotaque nacional. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 14 mar. 2007.

MILLER, Richard. The Structure of Singing: System and Art in Vocal Technique. New York: Schirmer Books, 1986.

___________. Training Tenor Voices. New York: Schimer Books/ Macmillan, 1993.

___________. On the art of singing. New York: Oxford University Press, 1996.

___________. Training Soprano Voices. Nova York: Oxford University Press, 2000.

___________. Solutions for Singers: Tools for Performers and Teachers. New York: Oxford University Press, 2004.

___________. Securing Baritone, Bass-Baritone, and Bass Voices. New York: Oxford University Press, 2008.

RUBIM, Mirna. Pedagogia vocal no Brasil: uma abordagem emancipatória para o ensino-aprendizagem do canto. Dissertação (mestrado).

Rio de Janeiro: UNIRIO/ PPGM, 2000.

SULLIVAN, Jan. The Phenomena of Belt/Pop Voice. Logos Ltda, 1985.

SUNDBERG, Joan. The Science of the Singing Voice. Dekalb, Illinois: Northern Illinois University Press, 1987.

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: Teatro de Revista Brasileiro, Oba! Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

##submission.downloads##

Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Rubim, M. (2010). Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. REVISTA POIÉSIS, 11(16), 40-51. https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.40-51