Para Inventar um Qorpo Santo.
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1116.96-109Palabras clave:
Teatro Brasileiro, dramaturgia, qorpo santo.Resumen
Este artigo foi construído a partir de uma série de fragmentos que caracterizam o universo de José Joaquim de Campos Leão Qorpo Santo (1829-1883). Procura perceber como sua escritura permite a invenção de uma biografia poética do escritor gaúcho. Trata-se de um mosaico de referências composto por pedaços de textos do próprio Qorpo Santo, artigos jornalísticos, escritos de autores que se aproximaram de sua obra e recordações de montagens das peças do autor.Descargas
Citas
AGUIAR, Flávio, Os Homens Precários: inovação e convenção na dramaturgia de Qorpo Santo. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 1975.
ALENCAR, José de, A Comédia Brasileira. In Diário do Rio de Janeiro - 14/11/1857. In FARIA, João R., Idéias Teatrais: o século XIX no
Brasil. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2001.
ANDRADE, Carlos Drummond, Sentimento do Mundo.Rio de Janeiro: Record, 1998.
ASSIS, Machado de, Como se Inventaram os Almanaques. In MEYER, Marlyse (org.), Do Almanak aos Almanaques. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2001.
ASSIS BRASIL, Luiz Antônio de, Cães da Província. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.
BARROS, Jefferson, Quem tem Medo de Qorpo Santo. In Correio do Povo – Porto Alegre, 31/08/1966.
BENJAMIN, Walter, Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
BENTLEY, Eric, A Experiência Viva do Teatro. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1967.
CARLSON, Marvin, Teorias do Teatro. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix, Introdução: Rizoma. In Mil Platôs (vol. 1). Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
EISNER, Will, Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ESSLIN, Martin, O Teatro do Absurdo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
_____________, Uma Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
FARIA, João R., O Teatro na Estante. Cotia: Ateliê Editorial, 1998.
FERNANDES, Sílvia, Notas sobre Dramaturgia Contemporânea. In O Percevejo, n. 9, Ano 8, 2000.
FRAGA, Eudinyr, Um Corpo que queria ser Santo. In LEÃO, José Joaquim de Campos (Qorpo Santo), Teatro Completo. São Paulo:
Editora Iluminuras, 2001.
______________ , Qorpo Santo: Surrealismo ou Absurdo. São Paulo: Perspectiva, 1988.
GINZBURG, Carlo, O Queijo e os Vermes: as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
LEÃO, José Joaquim de Campos (Qorpo Santo), Teatro Completo. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro – Fundação Nacional de
Arte, 1980.
MENDONÇA, Casimiro X., Caixa de Sombras. Revista Veja - 02/02/1983.
MOREYRA, Alvaro, As amargas, não... : (lembranças). Rio de Janeiro: Lux, 1954.
PLAZA, Júlio, Tradução Intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
ROUANET, Sergio Paulo, Não me venham falar em Síntese (entrevista a Marília Pacheco Fiorillo). In Folhetim – Folha de S. Paulo,
/12/1984.
SENA, Antônio Carlos, Qorpo Santo – um Precursor. In Programa do Espetáculo apresentado no Teatro do Clube de Cultura de Porto
Alegre em Agosto-Setembro de1966.
Y GASSET, Jose Ortega, A Idéia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).