O poema//processo de Wlademir Dias-Pino: entre escritura e visualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.355-374

Palabras clave:

Wlademir Dias-Pino, poema//processo, poesia visual

Resumen

O presente artigo apresenta o movimento do poema//processo, criado pelo poeta mato-grossense Wlademir Dias-Pino em 1967, que envolveu uma série de poetas e artistas e marcou uma passagem importante na história das vanguardas da literatura e da arte brasileiras. A partir dos principais conceitos do movimento, trataremos das imbricações entre poesia e artes visuais utilizando três abordagens inter-relacionadas na poesia de Dias-Pino: a separação entre as ideias de estrutura e de processo; a separação entre as ideias de língua e de linguagem; e a recusa radical à escrita alfabética. Também serão marcados os aspectos que aproximam e que separam o poema//processo da chamada poesia visual e da Poesia Concreta de Haroldo e Augusto de Campos e de Décio Pignatari.

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Biografía del autor/a

Thiago Grisolia Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, R, Brasil

Thiago Grisolia Fernandes é doutorando em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (2015) e bacharel em Produção Cultural (2012) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2019-06-08

Cómo citar

Fernandes, T. G. (2019). O poema//processo de Wlademir Dias-Pino: entre escritura e visualidade. REVISTA POIÉSIS, 20(33), 355-374. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.355-374