Escuchar el “Grito” de Frans Krajcberg: reverberar su lucha

Autores/as

  • Luciana Benetti Marques Valio Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.45674

Palabras clave:

Frans Krajcberg, , arte y naturaleza, Bienal de São Paulo

Resumen

En este artículo, el planteamiento del trabajo de Frans Krajcberg se llevará a cabo considerando
la urgencia del momento actual de la pandemia del coronavirus. A partir de reflexiones sobre la crisis climática producida por la deforestación de los bosques, ante la posibilidad de llegar al fin del mundo, hablar del trabajo de Krajcberg es más que honrarlo, es una forma de resistir la destrucción que se está produciendo, cada vez más grande. Por lo tanto, unirnos a la voz de Krajcberg en defensa de la selva amazónica y su gente es una forma de ayudar a llevar adelante su lucha y establecer posibilidades de supervivencia y resistencia.

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Biografía del autor/a

Luciana Benetti Marques Valio, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, IA/UNICAMP (bolsa PNPD/CAPES), no qual pesquisa as obras de arte contemporâneas de grandes mostras (bienais e documenta) com enfoque decolonial. Doutora pelo mesmo Programa (bolsa CAPES), no qual realizou a pesquisa sobre as práticas artísticas de Renata Lucas, com ênfase na inserção destas práticas no espaço público. Melhor Tese de 2014 pelo PPG-Artes Visuais/UNICAMP indicada para o Prêmio Tese/CAPES 2015. Foi selecionada como Professora Substituta (Processo Seletivo Emergencial) para atuar na Disciplina Escultura II, do Curso de Artes Visuais do IA/UNICAMP, durante o 1º semestre letivo de 2016. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Estratégias Expositivas do Desenho em Arte Contemporânea, foi, também, participante do Grupo de Pesquisa Arte e Cidade, ambos os projetos credenciados ao CNPq. Realizou Mestrado em Cultura e Informação, na ECA/USP, no qual pesquisou a exposição de arte como síntese do sistema da arte a partir do estudo das práticas avaliatórias em museus e instituições culturais (bolsa CNPq e FAPESP). Atuou junto ao Fórum Permanente: museus de arte - entre o público e o privado. No curso de Avaliação de Projetos e Programas Sociais (CEATS/FIA - FEA/USP) desenvolveu a monografia sobre a avaliação das exposições de arte da Bienal de São Paulo. Especializou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas elaborando o planejamento estratégico da Fundação Matto Dentro, projeto para a gestão do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim em Campinas/SP. Bacharel (2001) e Licenciada (2003) em Educação Artística - Hab. em Artes Plásticas pela UNICAMP.

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Publicado

2021-07-07

Cómo citar

Valio, L. B. M. (2021). Escuchar el “Grito” de Frans Krajcberg: reverberar su lucha. REVISTA POIÉSIS, 22(38), 106-120. https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.45674