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Considerações sobre o sublime e a poética do movimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49156

Palabras clave:

Sublime, Arte Cinética, Arte do movimento

Resumen

O objetivo deste artigo é examinar os pontos de contato entre a arte cinética e a poética do sublime, explorando diálogos com outras categorias estéticas e relações com expressões artísticas em que o sublime é manifestamente tratado. Para o desenvolvimento das ideias, usamos como referências as análises de Julian Bell, Barnett Neuman e Robert Rosemblum. No que diz respeito à arte do movimento, o ponto de partida foi a revisão histórico-crítica de Frank Popper, com destaque para suas colocações sobre a estética do sublime. Foram identificadas pelo menos três abordagens para o problema: as relações com a natureza, a imersão na luz e na cor, e o espírito de sacralidade presente em momentos de criação e revelação.

Palavras chaves

Sublime, Arte cinética, Arte do movimento

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Biografía del autor/a

Mariela Brazón, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Mariela Brazón Hernández é doutora em Artes Visuais (UFRJ) e Professora da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2022-01-30

Versiones

Cómo citar

Brazón, M. (2022). Considerações sobre o sublime e a poética do movimento. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 253-277. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49156