História, memória e desaparecimento: o vídeo entre arquivo e cálculo

Autores

  • Françoise Parfait

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.113-143

Palavras-chave:

história, memória, arquivo

Resumo

Esta peça de Thierry Kuntzel (1948, França) inscreve-se dentro de uma história: uma história das técnicas e das imagens. De certa maneira, ela faz a síntese entre uma história ancestral das imagens e uma tecnologia de ponta, visto que a câmera é controlada por computador. Com efeito, a imagem aqui é considerada como traço de um referente, de uma realidade, é análoga ao corpo de Ken Moody, mas ao mesmo tempo ela o consome em ausência e em diferença. A imagem não é a coisa, mas atesta sua ausência.

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Referências

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Como Citar

Parfait, F. (2018). História, memória e desaparecimento: o vídeo entre arquivo e cálculo. REVISTA POIÉSIS, 16(26), 113-143. https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.113-143

Edição

Seção

CONEXÃO INTERNACIONAL