O teor humano da arte

Autores

  • Luciano Vinhosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.179-198

Palavras-chave:

teor humano, forma artística, obra de arte

Resumo

A atividade do artista é caracterizada pela entrega incondicional à experiência do fazer. Seu êxito deixa na obra de arte um traço inconfundível: o teor humano. Assumindo formas artísticas e conteúdos muito distintos no decorrer da história, a presença desse teor, desde os mais remotos tempos aos dias de hoje, atravessa a prática do artista, permanecendo como uma de suas qualidades mais evidentes. Os conceitos de forma artística, trabalho artístico, obra de arte no contexto da esfera profissional também são objetos desta reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELTING, Hans. Image et culte, une histoire de l’art avant l’époque de l’art. Paris: Cerf, 2007.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política (Obras escolhidas, v. I).

São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOURDIEU, Pierre. La distinction. Paris: Minuit, 1979.

COMETTI, Jean-Pierre. Art et facteurs d’art, ontologies friables. Rennes: PUR, 2012;

CRIMP, D. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DEWEY, John. L’art comme expérience. Pau: Farrago, 2005.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

KRAUSS Rosalind. Le photographique, pour une théorie des écarts. Paris: Macula, 1990.

Downloads

Como Citar

Vinhosa, L. (2018). O teor humano da arte. REVISTA POIÉSIS, 15(24), 179-198. https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.179-198