A paisagem de ponta-cabeça
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42733Palavras-chave:
horizonte, vista zenital, paisagens subaquáticas, artes visuais e literaturaResumo
Estamos interessados aqui em olhar para a paisagem de uma maneira diferente daquela que nos é usual e à qual muitas vezes nós a reduzimos. Em vez de horizontalmente, através de um quadro e de um ponto de vista, a ideia é considerá-la verticalmente, de cima ou de baixo, mostrando que essas formas de a olhar estão de alguma forma em potência na nossa apreensão de qualquer paisagem. Este texto explora essas potencialidades através da arte e da literatura.
Downloads
Referências
ASENDORF, Christoph. Super Constellation. Trad. Didier Renault et Augustine Terence. Paris: Editons Macula, 2013.
BACHELARD, Gaston, L’air et les songes. Paris: José Corti, 1990.
BURROUGHS, Edgar Rice. Pellucidar. Au cœur de la Terre. Trad. Pierre Billon. Paris: Opta, 1971.
CASSOU, Jean. L'Art sous-marin. Art et Décoration, n. 59, p. 143-150, jan./jun. 1931.
JACKSON, J. B. A la découverte du paysage vernaculaire. Arles: Actes sud/ENSP, 2003.
LAUWE, P. Chombart. La découverte aérienne du monde. Paris: Horizons de France, 1948.
LISTA, Giovanni. Futurisme, Manifestes, documents, proclamations. Paris: L’Age d’Homme, 1973.
MORRIS, Robert. Aligned with Nazca. Art-forum, oct. 1975, p. 26-39.
NADAR, Félix. Quand j’étais photographe. Paris: Le Seuil, 1994.
NOVALIS. Henri d’Hofterdingen. Trad. Robert Rovini. Paris: UGE, 1967.
ROGER, Alain. Art et anticipation. Paris: Carré, Arts et Esthétique, 1997.
SANTOS DUMONT, Alberto. Os meus balões (dans l’air). Trad. A. Miranda dos Santos. Brasília: Edições do Senado Federal, 2016.
SMITHSON, Robert. Une rétrospective, Le paysage entropique, 1960-1973. Trad. Claude Gintz. Marseille: M.A.C., 1994.
STEIN, Gertrud. Picasso. Paris: Christian Bourgois, 1978.
STRAUSS, Erwin. Du sens des sens. Grenoble: Jérôme Million. 1989.
VERNE, Jules. Voyage au centre de la Terre. Paris: Hachette, 1867.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).