Xamanismo em fotolivros de Claudia Andujar: Yanomami e Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49154

Palavras-chave:

Claudia Andujar; Xamanismo; fotolivros; Yanomami; Amazônia

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar a abordagem do xamanismo yanomami pela fotógrafa Claudia Andujar em seus dois primeiros fotolivros, ambos de 1978: Yanomami: frente ao eterno (com Darcy Ribeiro) e Amazônia (com George Love). Em cada livro, são analisados o projeto gráfico, os assuntos dominantes e, sobretudo, o modo como o tema xamanismo é abordado. O viés das análises é sobretudo antropológico, coerentemente com o foco de Andujar na compreensão cultural dos Yanomami. Enquanto, em Yanomami, a abordagem do xamanismo é discreta, em Amazônia, é vigorosa, pela quantidade de imagens dedicadas ao tema e a variedade de recursos visuais utilizados.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Albuquerque de Moraes, Universidade Estadual de Campinas, Brasil / Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Ana Carolina Albuquerque de Moraes é doutoranda em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professora Assistente do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2022-01-30

Como Citar

Albuquerque de Moraes, A. C. (2022). Xamanismo em fotolivros de Claudia Andujar: Yanomami e Amazônia. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 224-252. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49154