A mulher, pra ser ouvida, precisa gritar muito alto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52052

Palavras-chave:

Jocy de Oliveira, Arte Contemporânea, Arte Sonora, Multimídia

Resumo

Uma entrevista, realizada na varanda da biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage no âmbito do projeto Arte Sonora, é o ponto de partida para o ensaio que aborda como a condição de mulher e as questões geracionais impactaram a produção, a dimensão sonora e a noção de “tempo não estruturado” desta artista singular que é Jocy de Oliveira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franz Manata

Franz Manata é artista, pesquisador e professor. Doutorando em Tecnologias da Comunicação e Estética, na Escola de Comunicação da UFRJ, com mestrado em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ.  Desde 2004 é professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Como artista trabalha em parceria com Saulo Laudares, desenvolvendo o duo Manata Laudares, desde 1998. São representados pela Sé Galeria, em São Paulo.

Jocy de Oliveira Oliveira, Artista independente, Brasil

Jocy de Oliveira é uma compositora, pianista, escritora e artista multimídia brasileira, que desenvolve uma obra que mistura música, teatro, cinema, instalações, textos e vídeos. Ainda jovem, iniciou uma carreira de pianista bem-sucedida (Jocy passou por sólida formação por aqui e fora do Brasil. Estudou piano com José Kliass, em São Paulo, e Marguerite Long, em Paris. Recebeu o título de Master of Arts pela Washington University em St. Louis, Missouri, EUA), e hoje ocupa a Cadeira no 32 da Academia Brasileira de Música. Já recebeu vários prêmios, como Guggenheim Foundation (2005), Rockefeller Foundation (1983 e 2007), Bogliasco Foundation e New York Council on the Arts, e segue com atividade intensa de criação em sua própria companhia, o Ensemble Jocy de Oliveira.

Pioneira na música eletrônica no Brasil ao apresentar sua primeira obra eletroacústica multimídia — Apague meu spotlight, de 1961, na Semana de Música Eletrônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em São Paulo —, Jocy compôs a ópera que integra a peça em parceria com Luciano Berio, um dos nomes mais representativos da música eletroacústica à época. Sua apresentação foi um momento transgressor por vários aspectos: o próprio festival, organizado por Jocy e pelo maestro Eleazar de Carvalho, iria influenciar vários artistas, a ponto de estimular, por exemplo, Jorge Antunes, depois de assistir David Tudor apresentar Kontakt de Stockhausen, a produzir o disco Música eletrônica, pioneiro no Brasil.

Referências

Notas

(1) Blog do IMS, https://blogdoims.com.br/um-disco-que-nao-existiu/. Consultado em 14/4/2021.

(2) Oliveira, Jocy de. Diálogo com cartas. São Paulo; Rio de Janeiro: Sesi; Oi Futuro, 2014.

(3) Oliveira, Jocy de. Diálogo com cartas. São Paulo; Rio de Janeiro: Sesi; Oi Futuro, 2014, p. 11.

(4) Women's Liberation Movement (WLM) ou Movimento de Libertação das Mulheres foi um alinhamento político das mulheres e do intelectualismo feminista que emergiu no final dos anos 1960 e continuou na década de 1980, principalmente nas nações industrializadas do mundo ocidental, que efetuou grandes mudanças (políticas, intelectuais, culturais) em todo o mundo. [Fonte: Wikipédia]

(5) Vice, consultada em 15/4/2021, https://www.vice.com/pt/article/a33m75/jocy-de-oliveira-fala-sobre-o-classico-eletroacustico-estorias-para-voz.

(6) Vice, consultada em 15/4/2021, https://www.vice.com/pt/article/a33m75/jocy-de-oliveira-fala-sobre-o-classico-eletroacustico-estorias-para-voz.

(7) Pandit Pran Nath foi um cantor clássico indiano e professor do estilo de canto Kirana Gharana. Promovendo os princípios tradicionais do raga, Nath exerceu uma influência sobre notáveis músicos minimalistas e de jazz americanos, incluindo La Monte Young, Terry Riley e Don Cherry. [Fonte: Wikipedia]

(8) Shruti ou śruti é uma palavra sânscrita, encontrada nos textos védicos do hinduísmo, onde significa letra e “o que é ouvido” em geral. Também é um conceito importante na música indiana, significando o menor intervalo de altura que o ouvido humano pode detectar e um cantor ou instrumento musical pode produzir. O conceito musical shruti é encontrado em textos sânscritos antigos e medievais, como o Natya Shastra, o Dattilam, o Brihaddeshie o Sangita Ratnakara. Chandogya Upanishad fala da divisão da oitava em 22 partes. [Fonte: Wikipedia]

(9) A Tala (IAST tāla), às vezes soletrado Titi ou Pipi, significa literalmente uma “palma, batendo a mão no braço, uma medida musical”. É o termo usado na música clássica indiana para se referir à métrica musical, ou seja, qualquer batida ou batida rítmica que mede o tempo musical. A medida é normalmente estabelecida batendo palmas, acenando, tocando os dedos na coxa ou a outra mão, verbalmente, batendo em pequenos címbalos ou um instrumento de percussão nas tradições subcontinentais indianas. Junto com a raga, que forma o tecido de uma estrutura melódica, a tala forma o ciclo de vida e, portanto, constitui um dos dois elementos fundamentais da música indiana. [Fonte: Wikipedia]

(10) O Festival de Música de Tanglewood é realizado todo verão na localidade de Tanglewood, Lenox, em Berkshire Hills, no oeste de Massachusetts.

(11) Teatro dos Sete é uma companhia de teatro fundada no Rio de Janeiro, em 1959, pelo diretor Gianni Ratto e pelos atores Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Fernando Torres.

(12) O Studio de Fonologia Musical da Radio Milano foi fundado em 1955 em Milão, após uma iniciativa conjunta de Luciano Berio e Bruno Maderna.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Manata, F. ., & Oliveira, J. de O. (2022). A mulher, pra ser ouvida, precisa gritar muito alto . REVISTA POIÉSIS, 23(40), 141-157. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.52052