ARTES E CIÊNCIAS PARA VOAR... A CRIAÇÃO DE UMA OLIMPÍADA TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Thelma Lopes Fundação Cecierj

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i41.59032

Palavras-chave:

Olimpíada Ciência e Arte;, Arte e divulgação científica;, Ciência e Arte.

Resumo

As relações entre Artes e Ciências vêm constituindo objeto de pesquisas elaboradas por estudiosos com trajetórias acadêmicas diversas, evidenciando importantes questões: Como essas relações se concretizam na prática? Como repercutem no diálogo com a sociedade? Para quê aproximar dois campos do conhecimento aparentemente tão distantes entre si? Neste artigo pretendemos estabelecer reflexões seminais sobre tais indagações a partir da realização da “I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Lopes, Fundação Cecierj

Doutora em Ciências. Mestre em Teatro. Cofundadora do Ciência em Cena/Fiocruz. Lecionou na Casa das Artes de Laranjeiras, ministrou aulas sobre o teatro científico de Bertolt Brecht nas universidades de Évora, Lisboa e Coimbra, Portugal. Estagiou na Citè des Sciences & de l`industrie, pelo Programme Profession Culture. Articulista do Jornal do Brasil, entre 2018 e 2019, produziu textos sobre Arte e Ciência. Coordena o programa Espaços da Ciência, na Fundação Cecierj, e a I Olimpíada de Ciência & Arte da instituição. Autora do livro Do fóssil ao fosso: arte, ciência e empatia, 2020; e coeditora do livro Ciência em cena: teatro no Museu da Vida, 2019. E-mail: tgardair@cecierj.edu.br.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FARIAS, Airton de. História dos Jogos Olímpicos. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GARDAIR, Thelma Lopes Carlos; SCHALL, Virgínia Torres. Ciências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica. Revista Ciência e Educação, vol. 15, n. 3, Bauru, p. 695-712, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8FPC9pRtKMKPzLmN6xdNg6p/?lang=pt Acesso em 12/10/2022.

GOIS, Antônio. Incertezas, possibilidades e o que haverá de sólido na educação depois da pandemia. In: NEVES, José Roberto de Castro. O mundo pós-pandemia: reflexões sobre uma nova vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020, p. 107-112.

HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós coronavírus. São Paulo: Companhia das Letras,2020.

LOPES, Thelma. Do fóssil ao fosso: por que desaprendemos a dialogar? Arte, Ciência e empatia. Rio de Janeiro: Editora Imprimatur, 2020.

LOPES, Thelma; DAHMOUCHE, Monica. Teatro, Ciência e divulgação científica: por uma educação sensível e plural. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.36, p. 306-325, nov./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/

view/15800 Acesso em 17/10/2022.

MAIA, Dennys Leite; CARVALHO, Rodolfo Araújo de; APPELT, Veridiana Kelin. Abordagem STEAM na Educação Básica Brasileira: Uma Revisão de Literatura. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 49, p.68-88, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.

edu.br/rts/article/view/13536 Acesso em: 10/10/2022.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em 05/10/2022.

PREUSS, Holger; SCHÜTE, Norbert; Könecke, Thomas; COSTA, Lamartine. Tradução: STAM, G. Valores associados aos Jogos Olímpicos. Cienc. Cult. vol.68, no.2, p. 43-49, São Paulo, Apr./June 2016. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000200014 Acesso em 10/10/2022.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Lopes, T. . (2023). ARTES E CIÊNCIAS PARA VOAR. A CRIAÇÃO DE UMA OLIMPÍADA TRANSDISCIPLINAR. REVISTA POIÉSIS, 24(41), 127-141. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i41.59032