Chamada para v.15 - n. 31

2023-02-08

Chamada para o v.15 – n. 31 – Prazo de submissão até 31/05/2023
Publicação: outubro de 2023

TEMA - Representações culturais de violência contra as mulheres nas literaturas de língua portuguesa
Organização: Renata Flavia da Silva (UFF) e Sandra Sousa (University of Central Florida)

Ementa:
As representações culturais da violência contra as mulheres foram mistificadas, erotizadas e retratadas como heróicas, camuflando e banalizando atos de violência como uma norma social ao longo de milhares de anos. Esta edição temática convida os autores a reivindicar identidades e poder no mundo lusófono e a entrar num discurso literário/cultural global ligado a canais interdisciplinares e trabalho criativo.

Esta edição da Revista Abril chega em um momento em que as pessoas - encorajadas com diferentes níveis de conforto e ação - estão reivindicando identidades e poder próprios, desafiando assim o discurso cultural predominante à medida que encontram coragem para falar contra os perpetradores e aqueles que preferem manter uma postura de silêncio e negação, em vez de abordar a violação, a vergonha e o trauma associados aos atos de violência contra as mulheres. Como resultado dessa narrativa cultural em mudança, a violência contra as mulheres está ganhando um novo tipo de atenção – atenção que eleva vozes antes silenciadas ou abafadas, exigindo mudanças com compartilhamento de informações que contrabalançam o entorpecimento social e a falta de vontade dos que estão no poder em educar as sociedades.

Convidam-se trabalhos críticos que desafiem representações históricas e patriarcais das mulheres na arte e na literatura de língua portuguesa (Portugal e África), retratando uma perspectiva feminina da violência de género em toda a sua brutalidade misoginista.