Para uma teoria crítico-editorial: autoria, mediação e posteridade

Autores

  • Jerónimo Pizarro Universidad de los Andes

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v17i34.67187

Palavras-chave:

Crítica editorial, Autoria, Edição póstuma, Crítica textual, Mediação editorial

Resumo

A edição póstuma de autores como Konstantinos Kavafis, Fernando Pessoa e Macedonio Fernández, revela o papel ativo da mediação editorial na configuração das obras literárias. A crítica textual, ao longo dos séculos, tem lidado com a instabilidade dos textos e com a complexa relação entre autoria e edição. A noção de “obra” torna-se problemática diante da multiplicidade de versões e das intervenções editoriais, desafiando fronteiras entre produção e recepção, arquivo e interpretação. Este artigo propõe uma reflexão sobre a crítica editorial e sua relação com a crítica literária e a materialidade do texto, considerando o impacto das transformações culturais e institucionais na circulação e preservação dos textos, com especial atenção às edições da Colección Archivos e seus princípios metodológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jerónimo Pizarro, Universidad de los Andes

    Professor, tradutor, crítico e editor, Jerónimo Pizarro é o responsável pela maior parte das novas edições e novas séries de textos de Fernando Pessoa publicadas em Portugal desde 2006. Professor da Universidade dos Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Prémio Eduardo Lourenço (2013), Pizarro foi o comissário da visita de Portugal à FILBo (Bogotá, 2013) e à Fiesta del Libro (Medellín, 2022). Edita a revista Pessoa Plural – A Journal of Fernando Pessoa Studies.

Referências

BALDERSTON, Daniel. Borges, las sucesivas rupturas. In: In Memoriam Jorge Luis Borges, editado por Rafael Olea Franco. México: El Colegio de México, 2008, pp. 19-35.

BARTHES, Roland. La mort de l’auteur. In: Le bruissement de la langue. Essais critiques IV. Paris: Editions du Seuil, [1968] 1984, pp. 63-69.

BERARDINELLI, Cleonice; Castro, Ivo. Defesa da Edição Crítica de Fer¬nando Pessoa. Lisboa: [Imprensa Nacional-Casa da Moeda], 1993.

BIASI, Pierre-Marc de. Je donne tous mes manuscrits…, Genesis, 45, 2017, em linha: 15 de dez. de 2018, http://journals.openedition.org/genesis/2968; DOI: https://doi.org/10.4000/genesis.2968

BORNSTEIN, George (ed.). Representing Modernist Texts: editing as interpretation. Ann Arbor, Mich.: The University of Michigan Press, 1991.

CASTRO, Ivo. Editar Pessoa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.

CASTRO, Ivo, João DIONÍSIO, José Nobre da SILVEIRA y Luís PRISTA. Eliezer: ascensão e queda de um romance pessoano. In: Revista da Biblioteca Nacional, 2, VII, 1, jan.-jun.: 75-136, 1992.

CHARTIER, Roger (ed.). ¿Qué es un texto? Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2006. Transcrições revistas de um encontro com Roger Chartier, em 21 de novembro de 2005.

COELHO, Jacinto do Prado. Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa. Lisboa: Verbo, 1949.

COLLA, Fernando (coord.). Archivos. Cómo editar la literatura latinoa¬mericana del siglo XX. Paris: CRLA-Archivos, 2005.

DEPPMAN, Jed, Daniel Ferrer y Michael Groden (eds.). Genetic Criticism. Text and Avant-textes. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2004.

ESPAGNE, Michel. De l’archive au texte. Recherches d’histoire génétique. Paris: PUF, 1998.

ESPAGNE, Michel. La question de la légitimation dans l’utilisation des manuscrits. In: De la genèse du texte littéraire. Manuscrit, texte, auteur, critique. Memórias do Colóquio franco-soviético, 8-9 outubro 1987. Textos reunidos por Almuth Grésillon. Tusson: Du Lérot, 1988, pp. 67-81.

FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce qu’un auteur? In: Bulletin de la Société française de philosophie, setembro, 1969, pp. 73-104.

GALHOZ, Maria Aliete. O Equívoco de Coelho Pacheco. In: As Mãos da Escrita. 25 anos do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. DUAR¬TE, Luiz Fagundes; OLIVEIRA, António Braz (Org.). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2007, pp. 374-377.

GOLDIN, Jeanne. Les comices agricoles de Gustave Flaubert. Transcrip¬tion intégrale et genèse dans le manuscrit g 223 – I Etude génétique – II Transcription. Genève: Librairie Droz, 1984.

HAY, Louis (org.). Carnets d’écrivains 1. Hugo, Flaubert, Proust, Valéry, Gide, du Bouchet, Pérec. Paris: Centre National de la Recherche Scienti¬fique, 1990.

HAY, Louis y Péter NAGY (eds.). Avant-texte, texte, après-texte. Colóquio internacional de textologia, realizado em Mátrafüred, Hungria, 1978. Paris: Editions du CNRS; Budapest: Akadémiai Kiadó, 1982.

JENNY, Laurent. Genetic Criticism and its Myths. In: Yale French Studies, 89 (“Drafts”), 1996, pp. 9-25.

LOPES, Teresa Rita. A crítica da edição crítica. In: Colóquio-Letras, 125/126, julho-dezembro, 1992, pp. 199-218.

MARTINS, Fernando Cabral. Editar Bernardo Soares. In: Colóquio-Letras, 155-156, janeiro-junho, 2000, pp. 220-225.

MCGANN, Jerome. A Critique of Modern Textual Criticism. Chicago: University of Chicago Press, 1983. Publicação posterior: Charlottesville: University Press of Virginia, 1992.

MCGANN, Jerome. The Textual Condition. Princeton: Princeton Univer¬sity Press, 1991.

NEMÉSIO, Jorge. Os Inéditos de Fernando Pessoa e os critérios do Dr. Gaspar Simões, com seis poemas inéditos de Fernando Pessoa e seus heterónimos: Ricardo Reis e Vicente Guedes. Lisboa: Eros, 1957.

PAES, Sidónio de Freitas Branco. Livro do Desassossego. Reflexões de um leitor pessoano sobre várias versões. In: Colóquio-Letras, 155-156, janei¬ro-junho, 2000, pp. 193-215.

PIZARRO, Jeronimo. From FitzGerald’s Omar to Pessoa’s Rubaiyat. In: Fernando Pessoa’s Modernity Without Frontiers, organizado por Mariana Gray de Castro. Woodbridge: Tamesis, 2013, pp. 87-100.

PIZARRO, Jeronimo. Ler Pessoa. Lisboa: Tinta-da-china, 2018.

PIZARRO, Jeronimo. Pessoa e Khayyam. In: Pessoa existe? Lisbon: Atica, 2012, pp. 127-149.

PIZARRO, Jeronimo. The Stars Are as Variable as the Lines: Fernando Pessoa’s Works Considered from the Perspective of Editorial Agency. In: Revista do CESP, v. 40, n. 64, Belo Horizonte, 2020, pp. 15-35.

SEGALA, Amos y Giuseppe TAVANI (coord.). Littérature Latino-amé¬ricaine et des Caraïbes du XXème siècle. Théorie et pratique de l’édition critique. Roma: Bulzoni, 1988.

STILLINGER, Jack. Multiple Authorship and the Myth of Solitary Genius. New York: Oxford University Press, 1991.

TANSELLE, G. Thomas. Critical editions, hypertexts, and genetic criticism. In: Romanic Review, 86, 3, mayo, 1995, pp. 581-593.

TANSELLE, G. Thomas. Textual criticism at the millennium. In: Studies in Bibliography, 54, 2001, pp. 1-80.

TAVANI, Giuseppe. Filologia e genética. In: Cuadernos de Filologia Ita¬liana, 3, 1996, pp. 63-90.

VANDER MEULEN, David L. y G. Thomas Tanselle. A system of man¬uscript transcription. In: Studies in Bibliography, 52, 1999, pp. 202-213.

VAN HULLE, Dirk. Textual Awareness. A Genetic Study of Late Manus¬cripts by Joyce, Proust, and Mann. Ann Harbor, Mich.: The University of Michigan Press, 2004.

VAZ MARQUES, Carlos. Escrevo pela mesma razão que a pereira dá peras. Entrevista com António Lobo Antunes. In: Ler, Livros & Leitores, 69, maio, 2008, pp. 33-43.

PRINCIPAIS EDIÇÕES DE TEXTOS REFERIDAS

ARÉVALO MARTÍNEZ, Rafael. El hombre que parecía un caballo y otros cuentos. Dante Liano, coordinador. Madrid: ALLCA XX / ediciones UNES¬CO, 1997. Colección Archivos, vol. 29.

ASTURIAS, Miguel Ángel. Cuentos y leyendas. Edição crítica. Mario Ro¬berto Morales, coordenador; Jean-Philippe Barnabé, colaborador. Madrid: ALLCA XX, 2000. Colección Archivos, vol. 46.

ASTURIAS, Miguel Ángel. El Árbol de la Cruz. Edição crítica. Amos Segala e Aline Janquart, coordenadores. Madrid: ALLCA XX / ediciones UNESCO, [1993] 1996. Colección Archivos, vol. 24.

ASTURIAS, Miguel Ángel. El Señor Presidente. Edição crítica. Gerald Mar¬tin, coordenador. Madrid: ALLCA XX, 2000. Colección Archivos, vol. 49.

ASTURIAS, Miguel Ángel. Hombres de maíz. Edição crítica. Gerald Mar¬tin, coordenador. Madrid: ALLCA XX, 1992. Colección Archivos, vol. 21.

BONACCORSO, Giovanni et al.. Corpus Flaubertianum. I. Un coeur simple; II. Hérodias (2 tomos); III. La légende de Saint Julien l’hospitalier. Paris: Société d’Édition “Les Belles Lettres” (I); Librairie Nizet (II, t. 1); Sicania (II, t. 2); Didier Érudition (III), 1982-1998.

BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

COLERIDGE, Samuel Taylor. The Notebooks. Edição de Kathleen Coburn. New York: Pantheon Books (vols. I-II); Princeton: Princeton University Press (vols III-V). Vol. IV, coeditado com M. Christensen; vol. V, coeditado com Anthony John Harding, 1957-2002.

FERNÁNDEZ, Macedonio. Museo de la novela de la eterna. Edição crítica. Ana Camblong e Adolfo de Obieta, coordenadores. Madrid: ALLCA XX / ediciones UNESCO, 1993. Colección Archivos, vol. 25.

GIRONDO, Oliverio. Obra Completa. Edição crítica. Raúl Antelo, coorde¬nador. Madrid: ALLCA XX, 1999. Colección Archivos, vol. 38.

LEZAMA LIMA, José. Paradiso. Edição crítica. Cintio Vintier, coordenador. Madrid: ALLCA XX, 1988. Colección Archivos, vol. 3.

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. Edição de Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998.

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha; prefácio e organização de Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Ática, 1982.

PESSOA, Fernando. Obra Completa de Álvaro de Campos. Edição de Jerónimo Pizarro e Antonio Cardiello. Lisboa: Tinta-da-china, 2014.

PESSOA, Fernando. Poemas de 1921-1930. Edição crítica de Ivo Castro. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001.

PESSOA, Fernando. Rubaiyat. Edição crítica de Maria Aliete Galhoz. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.

PESSOA, Fernando. Una sola moltitudine. Edição de Antonio Tabucchi, com a colaboração de Maria José de Lancastre. Milano: Adelphi, 1979. 2 vol.

SILVA, José Asunción. Gotas Amargas. Edição, estudo preliminar e notas de Hector H. Orjuela. Bogotá: Kelly, 1996.

SILVA, José Asunción. Obra completa. Héctor H. Orjuela, coordenador. Madrid: ALLCA XX / ediciones UNESCO, 1990. Colección Archivos, vol. 7.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

Para uma teoria crítico-editorial: autoria, mediação e posteridade. (2025). Abril – NEPA UFF, 17(34), 15-37. https://doi.org/10.22409/abriluff.v17i34.67187