Assédio moral no trabalho

uma análise das causas e consequências do fenômeno de acordo com artigos indexados na base CAPES e no site ABET entre 2009 e 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v6i1.50390

Abstract

This research aimed to identify, in academic works previously published, both the factors perpetrated by workplace bullying, as well as the damage fostered by this practice in people’s lives and in organizations. The chosen research gates were  the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the website of Brazilian Association of Labor Studies (ABET) from 2009 to 2019. Through a qualitative approach, the elected methodology was the bibliographic review in hopes to achieve the state of knowledge. Meaning, throughout the stipulated period, causes and consequences of workplace bullying, commented on scientific works, were mapped out. It was revealed that organizational culture, multiplicity of tasks and discrimination are some of the causes that lead to the occurrence of moral harassment. Regarding the consequences, it was found that these affect both the victim of the phenomenon and companies, causing not only psychopathological, psychosomatic and behavioral disorders, but also favoring absenteeism, drop in productivity and early retirements. It was concluded that, among analyzed texts, a flawed organizational culture often presents itself as a trigger for workplace bullying.

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Author Biographies

Luis Fellipe Lira Da Cunha, Universidade Federal Fluminense

Graduado na Universidade Federal Fluminense no ano de 2020.

Fernando de Oliveira Vieira, Universidade Federal Fluminense

Fernando de Oliveira Vieira possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá. Fez um pós-doutorado no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, no Instituto de Psicologia da UnB - Universidade de Brasília, entre 2013/2014. Atualmente, coordena o ESCOPO - Grupo de Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais - www.escopo.uff.br. É pesquisador e Professor Associado do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de rh, carreira, avaliação de desempenho, educação corporativa, assédio moral/sexual, prazer/sofrimento humano no trabalho.  

Lorena Esteves de Oliveira, UFF

Foi professora Substituta do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, no segundo período de 2016. Lecionou Introdução à Psicologia para as turmas de Administração Pública e Administração; Psicologia Aplicada à Engenharia para alunos da Engenharia de Produção e Engenharia de Agronegócios e; Psicologia Organizacional para os discentes de Ciências Contábeis. Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha Estado, Organizações e Sociedade, tendo sido bolsista pela CAPES (2013). Possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela UFF (2012) e é graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Participa do grupo ESCOPO que desenvolve estudos sobre os coletivos de trabalho e a Psicodinâmica.

Published

2021-11-17

Issue

Section

Brazilian Administration