Moedas sociais digitais no Estado do Rio de Janeiro e sua diversidade: do comunitário ao municipal, do microcrédito à renda básica

Autores

  • Luiz Arthur Silva de Faria UFRJ
  • Anderson Carlos Nogueira Oriente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Henrique Pavan Beiro de Souza Professor universitário no Centro Paula Souza (FATEC SP) e analista econômico em consultoria.tor pelo IE/ UFRJ. Licenciado em História FAEP Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
  • Bruno Chapadeiro Ribeiro UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v26i1.66611

Resumo

O presente artigo investiga as diferentes traduções das moedas sociais brasileiras no Estado do Rio de Janeiro (RJ), com suas diversidades, potências e seus desafios. A partir da prática pioneira do Banco Palmas, no campo da Economia Solidária (EcoSol), as experiências reúnem moedas sociais comunitárias e municipais. Estas últimas, com destacada proliferação recente no Estado, foram potencializadas pela digitalização das moedas sociais e lograram constituir infraestruturas de pagamentos de renda básica e de auxílios emergenciais. O artigo aponta para significativas diferenças entre as experiências, destacando proximidades e afastamentos em relação aos princípios da Economia Solidária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Arthur Silva de Faria, UFRJ

    Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pela UFF (2000), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ (2010), doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ (2018), com estágio pós doutoral no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ). Atualmente é professor do magistério superior da UFRJ (PESC/COPPE/UFRJ) e professor colaborador - NIDES/UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: moedas sociais digitais, bancos comunitários, economia solidária, redes tecnocientíficas, softwares livres e extensão.

  • Anderson Carlos Nogueira Oriente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    Economista. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Especializações em Gestão e Gerenciamento de Projetos POLI/UFRJ e Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo IE/UFRJ. Licenciado em História FAEP Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

  • Henrique Pavan Beiro de Souza, Professor universitário no Centro Paula Souza (FATEC SP) e analista econômico em consultoria.tor pelo IE/ UFRJ. Licenciado em História FAEP Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

    Professor universitário no Centro Paula Souza (FATEC SP) e analista econômico em consultoria.tor pelo IE/
    UFRJ. Licenciado em História FAEP Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

  • Bruno Chapadeiro Ribeiro, UFF

    Possui graduação em Psicologia (2009) e mestrado em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018) com período sanduíche na École des hautes études en sciences sociales (EHESS/Sorbonne) em Paris, França e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2025-02-14