Moedas sociais digitais no Estado do Rio de Janeiro e sua diversidade: do comunitário ao municipal, do microcrédito à renda básica
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/reuff.v26i1.66611Résumé
O presente artigo investiga as diferentes traduções das moedas sociais brasileiras no Estado do Rio de Janeiro (RJ), com suas diversidades, potências e seus desafios. A partir da prática pioneira do Banco Palmas, no campo da Economia Solidária (EcoSol), as experiências reúnem moedas sociais comunitárias e municipais. Estas últimas, com destacada proliferação recente no Estado, foram potencializadas pela digitalização das moedas sociais e lograram constituir infraestruturas de pagamentos de renda básica e de auxílios emergenciais. O artigo aponta para significativas diferenças entre as experiências, destacando proximidades e afastamentos em relação aos princípios da Economia Solidária.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).