LIVRO DIDÁTICO, “IDEOLOGIA DE GÊNERO”, DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: HÁ ESPAÇO PARA OS DIREITOS HUMANOS?

Autores

Resumo

Este artigo analisa livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, focando na integração
de direitos humanos, sexualidade e gênero. Utiliza-se uma abordagem quanti-qualitativa, documental, descritiva e exploratória para examinar como esses temas
são tratados, identificando lacunas e sugerindo abordagens mais inclusivas. Os
resultados mostram escassez de conteúdos aprofundados sobre sexualidade e
gênero, ressaltando a urgência de políticas educacionais para uma educação mais
inclusiva e representativa.

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Biografia do Autor

Gabriela Carolina dos Santos Pinto, UNESP - Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em "Ensino e Processos Formativos" pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade Estadual Paulista - UNESP (São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Pós-Graduada em Direito Homoafetivo pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA (2019-2020). Bacharela em Direito pela Universidade Paulista - UNIP (2013 - 2017). Advogada com atuação profissional na área de Direitos Humanos, com ênfase em Diversidade Sexual e de Gênero e Direito Homoafetivo. Atualmente, exerce as funções de Coordenadora Municipal da Aliança Nacional LGBTI e Vice-Coordenadora da "Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero" da 22ª Subseção da OAB. Idealizadora do Instagram Informativo @advogay. Áreas de Interesse: Direito; Direitos Humanos; Cidadania; Ciências Jurídicas e Sociais; Diversidade; Educação; Filosofia.

Rosemary Rodrigues de Oliveira, UNESP - Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) câmpus de Bauru, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) câmpus de Bauru e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Bauru. É Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - câmpus Jaboticabal (FCAV/UNESP), e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Atua ainda como coordenadora do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da FCAV/UNESP. É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Equipe de Educação em Fí­sica "Susana Lehrer de Souza Barros" (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:sexualidade e gênero, formação de professores, ensino de ciências e biologia, prática pedagógica.

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Publicado

2024-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS