TEXTBOOK, "GENDER IDEOLOGY", SEXUAL AND GENDER DIVERSITY: IS THERE SPACE FOR HUMAN RIGHTS?

Authors

Abstract

This article analyzes high school textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2021, focusing on the integration of human rights, sexuality, and gender. It employs a mixed-methods, documental, descriptive, and exploratory approach to examine how these themes are addressed, identifying gaps and suggesting more inclusive approaches. The results indicate a lack of in-depth content on sexuality and gender, highlighting the need for educational policies that promote more inclusive and representative education. This article, part of a master's research, is supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Funding Code 001.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Gabriela Carolina dos Santos Pinto, UNESP - Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestranda em "Ensino e Processos Formativos" pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade Estadual Paulista - UNESP (São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Pós-Graduada em Direito Homoafetivo pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA (2019-2020). Bacharela em Direito pela Universidade Paulista - UNIP (2013 - 2017). Advogada com atuação profissional na área de Direitos Humanos, com ênfase em Diversidade Sexual e de Gênero e Direito Homoafetivo. Atualmente, exerce as funções de Coordenadora Municipal da Aliança Nacional LGBTI e Vice-Coordenadora da "Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero" da 22ª Subseção da OAB. Idealizadora do Instagram Informativo @advogay. Áreas de Interesse: Direito; Direitos Humanos; Cidadania; Ciências Jurídicas e Sociais; Diversidade; Educação; Filosofia.

  • Rosemary Rodrigues de Oliveira, UNESP - Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) câmpus de Bauru, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) câmpus de Bauru e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Bauru. É Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - câmpus Jaboticabal (FCAV/UNESP), e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Atua ainda como coordenadora do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da FCAV/UNESP. É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Equipe de Educação em Fí­sica "Susana Lehrer de Souza Barros" (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:sexualidade e gênero, formação de professores, ensino de ciências e biologia, prática pedagógica.

Published

2024-12-21