SOCIAL REPRESENTATIONS OF ADOLESCENTS IN BRAZIL ON THE CONSEQUENCES OF HOMOPHOBIC BULLYING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v25i2.66096

Abstract

This study analyzed the social representations of 178 Brazilian adolescents aged 11 to 16 regarding the consequences of homophobic bullying, using videos as stimuli in 45 focus groups. The thematic analysis revealed that adolescents recognize the negative consequences of this phenomenon. However, they also identify positive effects, which legitimize the dynamics of violence and point to a weakening of the school’s role in combating homophobia. The study highlights the urgency of anti-bullying policies that engage the school community, break the silence, and promote effective actions against violence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professor Titular do Departamento de Educação do Instituto de Biocências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, Campus de São José do Rio Preto. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UNESP-Assis) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP - Marília). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UNESP-Assis, Doutor em Educação pela UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP-Assis.  Atualmente está à frente da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade junto ao Gabinete do Reitor da UNESP. Tem como campo de estudos as políticas e os processos de subjetivação de gêneros e sexualidades nas práticas e saberes de/sobre infâncias, adolescências e juventudes a partir dos estudos feministas, pós-estruturalistas e decoloniais. Bolsista Produtividade e Pesquisa do CNPq

  • Henrique Caetano Nardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Possui graduação em Medicina (1990), Residência em Medicina Social (1993), Mestrado em Sociologia e  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Pós Doutorado na EHESS de Paris (2008). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX) e criador do Centro de Referência em Direitos Humanos: Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH) do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana da UFRGS. Pesquisador associado do Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les Enjeux Sociaux (IRIS-EHESS-França) e da Chaire de Recherche sur la diversité sexuelle et la pluralité des genres (UQAM-Canadá). Tem experiência na área de Psicologia, Sociologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, interseccionalidade, interdisciplinaridade, sexualidade, diversidade sexual, LGBTQIA+, relações de gênero, trabalho, saúde do trabalhador, políticas públicas e ética.  Desde 2017 é editor da Revista Polis e Psiquê.

Published

2025-05-14