A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: CONHECIMENTO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A TRANSEXUALIDADE

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Resumo

Este  artigo  tem  o  objetivo  de  analisar  o  conhecimento  sobre  a transexualidade entre discentes e docentes de cursos da área de saúde de uma universidade federal. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória e transversal da qual participaram 144 discentes e 23 docentes, que responderam a  um  questionário  com  dados  sociodemográficos  e  sua  compreensão  e conhecimento  sobre  transexualidade  e  saúde.  Observou-se  uma  lacuna referente ao conhecimento sobre transexualidade entre docentes e discentes. Discentes se apropriam de mais conceitos, porém se sentem inseguros para atender pessoas trans, visto que o tema não é abordado na grade curricular. Os docentes, apesar de acharem a temática importante, não abordam com os alunos e têm pouco conhecimento sobre alguns conceitos.

Palavras-chave: Transexualidade; Universidades; Profissionais da saúde.

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Publicado

2021-12-17