Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física

Autores

  • Katemari Rosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Ruthe Gomes da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v16i1.747

Palavras-chave:

feminismo, ensino de ciências, livro didático

Resumo

O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-19

Edição

Seção

DOSSIÊ CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO