LAZER NO BRASIL E AS MULHERES RESIDENTES NAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v23i2.53104

Resumen

Este estudo analisa a relação mulheres e lazer, a partir dos dados da pesquisa Lazer no Brasil, com um recorte direcionado às regiões nordeste e sudeste brasileiras. Os resultados demonstram a existência de disparidade entre o que as mulheres gostariam de vivenciar no lazer e o que de fato conseguem. Independentemente das regiões, os dados apontam que elas têm a garantia do seu direito ao lazer prejudicada pelas diferentes jornadas de trabalho; pela escassez na diversificação do lazer; pela falta de tempo, devido às questões relacionadas às tarefas culturalmente entendidas como função das mulheres e pela falta de recursos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Regina Bonalume, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UNB). É professora aposentada da Prefeitura de Caxias do Sul e pesquisadora do grupo de pesquisa do Oricolé – Laboratório sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil.

Marie Luce Tavares, Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - Campus Ouro Branco

Docente do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Doutora e Mestra em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio de Pós-Graduação em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro/Portugal; Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES) do IFMG/Brasil e pesquisadora do Oricolé - Laboratório de Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil.

Edmur Antonio Stoppa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Estudos do Lazer, Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), nos cursos de Graduação em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Turismo, nível Mestrado e Doutorado. É líder do Grupo Interdisciplinar em Estudos do Lazer (GIEL) e participante do Oricolé – Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil.

Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Pós-Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro/Portugal e em Turismo pela Universidade de São Paulo/Brasil. Líder do Oricolé – Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil. Editor da Revista Licere.

##submission.downloads##

Publicado

2024-05-22

Número

Sección

TEMA LIVRE