ENTRE EXAUSTÃO E TRANSFORMAÇÃO PESSOAL: IMPACTOS DO ATIVISMO LGBTQIAPN+ NA VIDA DE ATIVISTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v25i2.62495

Resumen

Este artigo investigou as motivações e impactos positivos e negativos do ativismo na saúde mental e bem-estar de ativistas LGBTQIAPN+ brasileiros. Participaram 18 ativistas de Instituições LGBTQIAPN+ brasileiras, com média de idade de 37,3 anos (DP=10,7). Utilizou-se um questionário online com perguntas abertas sobre motivações e impactos do ativismo, além de um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados através do método de análise temática. As principais motivações identificadas foram a luta por direitos e o propósito de vida. Apesar do alto nível de desgaste e exaustão, sugerindo sintomas de Burnout, o autocuidado e o reconhecimento do impacto positivo proporcionaram bem-estar aos ativistas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Reziele Maria Malavasi, Universidade Federal do Espírito Santo

    Psicóloga, Pós-graduada em Musicoterapia e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

  • Leogildo Alves Freires, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente e diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Campus AC Simões), onde coordena o Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica (LAPAP/UFAL) e encontra-se como membro permanente ao Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP – UFAL)

  • Pollyana de Lucena Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

  • Valeschka Martins Guerra, Universidade Federal do Espírito Santo

    Psicóloga, Especialista em Sexualidade Humana, Mestre e Doutora em Psicologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora do Grupo de Estudos e Práticas em Psicologia Positiva

  • Nico Sessak Puls, Universidade Federal do Espírito Santo

    Assistente Social; Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

  • Roberta Raíza Reinell, Universidade Federal do Espírito Santo

    Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Pós-graduanda em Gestalt-Terapia pela Capacitar

  • Sâmella Maria Pereira Germano, Universidade Federal do Espírito Santo

    Psicóloga graduada pela Universidade de Vila Velha (UVV) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Publicado

2025-05-14