O ATO INFRACIONAL DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS PELA PSICOLOGIA DA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores

  • Luiza Regina Campos Dalpiaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cledione Jacinto de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jeferson Camargo Taborda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/6kcycj97

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas em meio aberto; Dispositivos de gênero; Patriarcado.

Resumo

O artigo analisa o ato infracional análogo ao estupro de vulnerável cometido por adolescentes e as possibilidades de intervenção da Psicologia na Socioeducação. Trata-se de um estudo teórico, com base em perspectivas pós-estruturalistas e feministas, que visa desnaturalizar e despatologizar o ato, promovendo discussões voltadas à reintegração e à prevenção da reincidência. O foco recai sobre os Serviços de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Conclui-se que intervenções psicossociais precisam problematizar os dispositivos de gênero e normas patriarcais, superando abordagens individualizantes para promover a reintegração e reduzir a reincidência.

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Biografia do Autor

  • Luiza Regina Campos Dalpiaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

  • Cledione Jacinto de Freitas , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 

  • Jeferson Camargo Taborda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 

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Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

ARTIGOS