O ATO INFRACIONAL DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS PELA PSICOLOGIA DA SOCIOEDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/6kcycj97Palavras-chave:
Medidas socioeducativas em meio aberto; Dispositivos de gênero; Patriarcado.Resumo
O artigo analisa o ato infracional análogo ao estupro de vulnerável cometido por adolescentes e as possibilidades de intervenção da Psicologia na Socioeducação. Trata-se de um estudo teórico, com base em perspectivas pós-estruturalistas e feministas, que visa desnaturalizar e despatologizar o ato, promovendo discussões voltadas à reintegração e à prevenção da reincidência. O foco recai sobre os Serviços de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Conclui-se que intervenções psicossociais precisam problematizar os dispositivos de gênero e normas patriarcais, superando abordagens individualizantes para promover a reintegração e reduzir a reincidência.
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Copyright (c) 2025 Luiza Regina Campos Dalpiaz, Cledione Jacinto de Freitas , Jeferson Camargo Taborda

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