ASSISTÊNCIA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR: CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO NA MATERIALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE GOIÁS (2018-2021)

Autores

  • Letícia Rodrigues de Paulo UFG
  • Tereza Cristina Pires Favaro

Palavras-chave:

Controle social, Constituição Federal, Política de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social, Democracia

Resumo

O artigo versa sobre o exercício do controle social pelo conselho municipal de assistência social na cidade de Goiás em duas gestões: 2018 a 2021. O objetivo do estudo foi apreender o exercício do controle social com a intencionalidade de ampliar a discussão e fortalecer a participação popular e o conselho. Sob o ponto de vista metodológico, envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo com membros (as) do referido conselho no período proposto. Os resultados apontam potencialidades, limites e constrangimentos colocados ao Conselho Municipal de Assistência Social para efetivação do controle social diante do atual cenário de aprofundamento da política neoliberal e o avanço do conservadorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rodrigues de Paulo, UFG

Assistente Social. Bacharel em Serviço Social. Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Básica (cursando), Universidade Federal de Goiás (UFG/CG).

Tereza Cristina Pires Favaro

Assistente Social, mestre em Serviço Social (PUC-GO), doutora em História (UFG), professora do curso de Serviço Social UFG/Campus Goiás e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde HC-UFG.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos e Temas Livres