PÓS-GRADUAÇÃO, INTERSECCIONALIDADE E EQUIDADE

UM RESGATE HISTÓRICO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DO LOCAL AO GLOBAL

Autores/as

  • Pauline Aparecida Ildefonso Ferreira da Silva UENF

Palabras clave:

ação afirmativa, cotas, educação, trabalho

Resumen

Neste artigo, resgatei parte da revisão bibliográfica acerca da trajetória da política de ação afirmativa e a relação entre educação e mundo do trabalho, desenvolvida para construção da tese de doutorado em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro. Dividido em duas seções, o texto busca observar, sob a ótica transnacional, o surgimento das ações afirmativas e a forma como elas passam a ocupar espaço no cenário político mundial no período após a Segunda Guerra, sobretudo nos anos 1990, a partir dos processos de reestruturação dos Estados nacionais em prol das novas orientações de produção e reprodução do sistema capitalista em escala regional e global. Destacamos que, na América Latina, a ideia de ação afirmativa esteve ligada às demandas dos segmentos das populações vulneráveis. Embora as ações afirmativas tenham ganhado visibilidade a partir de sua defesa por grupos denominados como “minorias”, tendo como lócus privilegiado a educação superior, o resgate histórico sobre a estrutura das políticas de ação afirmativa mostra que estas surgiram no mundo do trabalho. A investigação sobre as políticas de ação afirmativa na América Latina e no Caribe, sobretudo nas análises comparadas entre as políticas do Brasil e de outros países latino-americanos, revela como característica central das políticas de ação afirmativa a defesa do multiculturalismo, da justiça distributiva e da equitativa, em especial pelo recorte das cotas na política de educação.

 

 

 

 

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Publicado

2024-06-28