A ANÁLISE CRÍTICA DA PRESENÇA DE ESTRUTURAS RACISTAS NA UNIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPOS DOS GOYTACAZES
Mots-clés:
Inclusão racial, Educação Superior, Políticas Antirracistas, Representatividade, Barreiras EstruturaisRésumé
O presente artigo tem como objetivo analisar as barreiras estruturais que dificultam o acesso e a permanência de estudantes negros nas universidades brasileiras. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com estudantes e funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF) / Campos dos Goytacazes. A coleta de dados permitiu uma compreensão das experiências e desafios enfrentados por estudantes negros/as, além de possibilitar a análise das percepções sobre a inclusão de temas raciais nos currículos acadêmicos. Os resultados indicam que a representatividade de autores e temas raciais nos currículos é insuficiente, refletindo uma necessidade de revisão e ampliação dos conteúdos abordados. Apesar dos avanços nas políticas de inclusão, como a implementação de cotas, ainda existem barreiras significativas que dificultam a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes negros/as.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).