A produção de conhecimento do Serviço Social da UFF Campos: a centralidade do estágio supervisionado e do trabalho de conclusão de curso (tcc)
Resumo
É na efeméride da celebração dos sessenta anos da implantação do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes que propomos esta reflexão sobre a produção de conhecimento do curso desde sua criação até os dias de hoje contemplando as transformações que ocorreram na instituição. O objetivo geral neste artigo é abordar a produção de conhecimento no curso de Serviço Social da UFF Campos firmada no tripé ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos específicos são contextualizar o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (tcc) nessa produção de conhecimento e caracterizá-los no projeto de pesquisa do curso. Os procedimentos metodológicos orientam-se a partir de uma pesquisa documental, de modo que análise baseia-se em documentos produzidos pela UFF, seus órgãos e pesquisadores. O trabalho descreve a produção de conhecimento ao longo da história do curso de Serviço Social da UFF Campos, com ênfase nos últimos trinta anos quando diferentes iniciativas contribuíram para a maturação da pesquisa na universidade. A análise identifica uma estreita relação entre o tcc e o estágio supervisionado na produção de conhecimento do curso de Serviço Social de Campos, desdobrando-se em um amplo e permanente projeto de pesquisa. Conclui que, ao longo dos sessenta anos do curso de Serviço Social de Campos, os tcc são predominantemente produtos da experiência de estágio na área de serviço social em instituições que planejam e operam políticas sociais localizadas em Campos dos Goytacazes e região. A coleção de tcc do serviço social, e também dos outros cursos, é um vestígio material do diálogo mantido entre a UFF Campos e a sociedade local desde seus primeiros anos de atividade, constituindo-se assim em fontes históricas férteis sobre a universidade, as instituições e o povo do Norte Fluminense e redondezas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thulio Pereira Dias Gomes, Carlos Antonio de Souza Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).