Saberes docentes: da fragmentação e da imposição à poesia e à ética

Autores

  • Célia Linhares

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i02.69

Resumo

Renunciando a um tipo de onipotência enciclopedista, pronta a catalogar e a classificar conteúdos e métodos pedagógicos, procuramos tratar os saberes docentes como construções sempre mestiças, híbridas, de fronteira e, portanto, hifenizadas, participando de campos e realidades distintas e, até antagônicas, em que memórias soterradas em mil formas de esquecimentos podem nutrir projetos. Neste sentido, recuperamos alguns movimentos históricos que subsidiaram a organização disciplinar e interdisciplinar para entender em que medida, uma e outra, puderam e podem representar uma ultrapassagem instituinte.

Em busca de formas originárias dos saberes, que identificaram com o mesmo radical etimológico saber, sabor e sabedoria ou como livro e liberdade, propomos redescobrir o lugar da poesia nos processos docentes rompendo com as ditaduras do imposto e das definições apriorísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Linhares, C. (2013). Saberes docentes: da fragmentação e da imposição à poesia e à ética. Movimento-Revista De educação , (02). https://doi.org/10.22409/mov.v0i02.69