Emprego e desemprego juvenil no Brasil: as transformações nos anos 1990
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.193Resumo
O artigo analisa a situação do jovem no heterogêneo mercado e trabalho brasileiro. A primeira parte trata das principais alterações ocorridas nesse mercado desde 1990, analisando as distintas situações de inserção da população em idade ativa, segundo categorias ocupacionais e de desemprego. A segunda parte aborda o processo de ruptura do padrão tradicional de inserção ocupacional do jovem, na década de 1990. A pesquisa evidencia a piora das condições de acesso ao mercado de trabalho nas faixas etárias de idade mais baixa, não obstante a elevação da escolaridade da população. Destaca-se, também, que o desemprego juvenil alcança índices sem paralelo na história do país e que as ocupações que restam aos jovens são, no mais das vezes, as mais precárias, em postos não-assalariados ou sem registro formal, o que os torna um dos segmentos mais fragilizados da população ativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.